A

A

Aflição
Diz-se que um planeta está aflito ou sofre de aflição, quando, num Mapa Natal, se encontra pressionado por Aspectos de Quadratura e/ou Oposição. 
O mesmo se diz de um Horóscopo em geral, quando nele predominam situações desafiadoras entre planetas
Estas situações não devem ser encaradas como estigmas ou limitações impeditivas da realização pessoal. Uma vontade forte e bem orientada, é capaz de vivenciar positivamente todas as situações, assim a pessoa progredirá na sua EVOLUÇÃO. Lembre-se de que as vibrações dos planetas não são boas, nem más; tudo depende da forma como lidamos com elas, mas isso exige responsabilidade pessoal! 
Um planeta "aflito" indica que, durante a vida, há que trabalhar para inverter esse "condicionamento", desenvolvendo a POLARIDADE oposta. Se, por exemplo, Marte estiver em Quadratura com o Sol, essa energia marciana funciona como um "gerador" de agressividade e impaciência. Então, o caminho a seguir é deixar de alimentar esses "defeitos", desenvolvendo a calma, a simpatia e a tolerância.

Água
Um dos quatro elementos da natureza. Em Astrologia, é o elemento que rege os signos de Caranguejo, Escorpião e Peixes. Este elemento está associado ao corpo emocional: emoções, sentimentos, sensibilidade e mediunidade.
Para saber mais sobre Os Quatro elementos, clique aqui.

Anatomia Zodiacal
Cada signo do Zodíaco está associado a uma determinada parte do corpo. De modo sintético, podemos relacionar: Áries rege a cabeça; Touro, o pescoço e a garganta; Gêmeos, os pulmões e os braços; Caranguejo, o estômago; Leão o coração e plexo solar; Virgem, os intestinos; Libra, os rins; Escorpião, os órgãos genitais; Sagitário, os quadris e as coxas; Capricórnio, os joelhos e coluna vertebral; Aquário, os tornozelos, pernas e o sistema circulatório; Peixes, os pés.

Ângulo
Os quatro Ângulos num Mapa Natal correspondem aos quatro pontos cardeais: - o Ascendente (ASC - Cúspide da Casa 1) corresponde ao Leste/Nascente; o Fundo-do-Céu (FC - cúspide da Casa 4) ao Norte; o Descendente (DC - cúspide da Casa 7) ao Oeste/Poente; o Meio-do-Céu (MC - cúspide da Casa 10) ao Sul.
O fato de as posições estarem invertidas - o zênite correspondendo ao sul e o nadir ao norte - deve-se a que, em Astrologia, a determinação das Casas e o movimento dos planetas ocorre em movimento anti-horário.
Quando os planetas estão situados nestes quatro pontos, ou muito perto deles (até 8°), diz-se que estão Angulares. Têm importância acrescida na interpretação das suas simbologias, pois são determinantes na formação do nativo. As Angularidades mais importantes são aquelas que ligam os planetas ao ASC e ao MC.

Antiscio
No Livro I do Tetrabiblos de Ptolomeu (Dos Signos que se Olham ou dos Signos Equivalentes) encontramos: "Todavia dizem que as partes do Zodíaco que estão igualmente distantes do mesmo signo do Trópico são equivalentes, pois os espaços dos dias, das noites e das horas se encontram iguais quando o Sol passa por um e outro. São também chamados signos "que se vêem recíprocamente" já que ambos se elevam e se põem nos mesmos lugares sobre o horizonte".
O Antíscio e o contra-antíscio são pontos que surgem ao considerar os pontos de equinócios e solstícios como eixos de simetria.
Os Equinócios (0o de Áries e 0o de Libra) assim como os Solstícios (0o de Caranguejo e 0o de Capricórnio) são pontos de mudanças na trajetória do Sol em torno da Terra, a eclíptica. Nos equinócios a eclíptica encontra-se com o equador celeste, e quando o Sol está neles a duração do dia é a mesma a da noite em todo o planeta. Assim como nos equinócios, que corresponde a distância máxima de afastamento da eclíptica do equador celeste (este efeito é devido a inclinação do eixo da Terra) o dia terá sua duração máxima no início do Verão e sua duração mínima no início do Inverno.
Por estes pontos dos solstícios e equinócio terem está característica distinta, cobra sentido tomar-los como eixos de simetria. Assim foi definido como Antíscio o ponto simétrico, o imagem de outro no círculo zodiacal, tomando aos equinócios como eixos de simetria ou espelhos e Contra-antíscio como o ponto simétrico de um ponto, tomando como eixo de simetria ou espelho os pontos de solstício. Observe que o antíscio, o ponto simétrico de um ponto, é o mesmo em relação a qualquer dos dois pontos de Equinócios o mesmo acontece com o contra-antíscio. Assim como o antíscio de um ponto é oposto ao contra-antíscio respectivo.
Assim por exemplo para uma Vênus posicionada a 17o de Caranguejo, seu antíscio (em relação ao ponto zero de Áries ou ao ponto zero de Libra) é a 13o de Sagitário e seu contra-antíscio (em relação ao ponto zero de Caranguejo ou ao ponto zero de Capricórnio) é a 13o de
GêmeosOs antíscios sempre correspondem, no Zodíaco, aos pares Áries/Virgem, Touro/Leão, Gêmeos/Câncer, Libra/Peixes, Escorpião/Aquário e Sagitário/Capricórnio. Note-se também que um ponto e seu antíscio sempre somarão 30° .
Interpretação
Os antíscios e contra-antíscios foram muito usados pelos árabes na Idade Média, principalmente na Astrologia Horária. Em William Lilly encontramos a interpretação de contatos dos planetas benéficos com os antíscios como sendo equivalentes a trígonos e sextis. Quanto aos planetas maléficos, esses contatos equivalem às tensões das oposições e das quadraturas.
Na Astrologia Uraniana, quando o antíscio de um planeta é ativado por trânsitos ou por progressões indica, para os significados referentes ao planeta, experiências relacionadas à carreira, vocação e ao relacionamento do indivíduo com o mundo. Do mesmo modo, quando seu contra-antíscio é mobilizado por trânsitos ou progressões, reflete experiências relativas a outras pessoas bem como a situações externas. 

Experimente assinalar o antíscio e o contra-antíscio no seu mapa natal e observe quando esses pontos são ativados por planetas em trânsito ou progredidos ou por posicionamentos planetários de outra pessoa.


Aplicação. Aspecto aplicativo
conceito de aplicação, aspecto aplicativo e separativo foram desenvolvidos especialmente na Astrologia Horária onde o foco é responder perguntas sobre fatos, e assim os planetas são interpretados focando o seu movimento como possíveis agentes do acontecimento, a resposta buscada. Mas estes conceitos se mostram também úteis ao interpretar aspectos no mapa natal, em sinastrias e em aspectos de planetas em trânsito ou progredidos com planetas natais.

Ao se analisar um aspecto aplicativo ou separativo deverá se ter em conta a natureza dos planetas e o signo e casa em que se encontrar.


movimento direto de um planeta está relacionado ao astral positivo do planeta, já quando o movimento é retrógrado, o significador do planeta indica vai e volta, indecisão, revisão, retificação, vacilação, mudança de opinião e postura... Assim por exemplo o planeta Marte em casa ou signo cardinal pode indicar covardia, vacilação, não realizar o que se propõe, não realizar a potência prometida ao planeta e a situação em que se encontra.



Aplicação


Aplicação é o movimento do Sol, da Lua, de um planeta, de um asteroide na direção de outro planeta, da cúspide de casa ou de um ponto especial (Nodos, Parte da fortuna, Lilith, etc) a caminho de realizar um aspecto exato -aspecto aplicativo. Ambos os planetas podem estar em movimento direto (anti-horário, na direção da sucessão dos signos), em movimento retrógrado (horário) ou um direto e outro retrógrado.


Mas se os planetas estão indo um ao encontro do outro mas não vão fazer o aspecto exato então não se considera aplicação. Por exemplo dois planetas já fizeram uma quadratura exata, e o planeta mais adiantado entra em movimento retrógrado... mas antes de chegar ao aspecto exato entra em movimento direto, ainda que quando o planeta retrógrado estava se aproximando ao outro planeta não se entende como aplicação.


É condição na definição de aspecto aplicativo que o aspecto exato aconteça.


Aplicação mútua 


Quando um planeta direto (em movimento anti-horário) está aplicando a um outro que esta retrógrado (movimento horário) ou quando um planeta em movimento retrógrado esta aplicando a outro em movimento direto acontece uma aplicação mútua. 


Para saber se o aspecto está por acontecer ou se já aconteceu tenha em conta a velocidade e direção (movimento direto ou retrógrado) dos planetas envolvidos.

Lembrando que os planetas tem um velocidade media característica, mas para classificar se o aspecto é APLICATIVO ou SEPARATIVO se tem que ter em conta a velocidade e direção do movimento dos planetas envolvidos no momento do aspecto


nota: No site astro.com na página que mostra o desenho do mapa natal, tem um link "tabelas adicionais" onde tem a velocidade e direção de cada um dos planetas do mapa.


Observe por exemplo que Urano que tem uma velocidade media maior que Saturno, na hora do mapa tem uma velocidade maior. Urano tem uma velocidade de 3 minutos e 22 segundos e Saturno tem no momento uma velocidade de 2 minutos e 29 segundos.
Em termos de velocidade só está faltando informar que o Ascendente assim como qualquer cúspide de casa tem uma velocidade de um grau a cada 4 minutos e em um dia dá uma volta completa de 360º, assim muito mais rápido que a velocidade de qualquer um dos planetas inclusive a Lua a mais rápida que se movimenta 12 a 13º por dia.

Interpretação dos aspectos aplicativos e separativos


mapa natal

aspecto aplicativo no mapa natal pode ser visto como uma promessa do mapa, como uma potencialidade da pessoa a ser desenvolvida, que pode ser forjada por fatos que acontecem quando o aspecto é ativado por planetas em trânsitos ou progressões...


Se diz também que a partir do momento que o aspecto que estava por acontecer no momento do nascimento, acontece, a pessoa perceberá com mais clareza o jeito que tal aspecto se manifesta na personalidade.


aspecto aplicativo entre dois planetas em movimento direto no momento do nascimento


A promessa deste aspecto poderá estar latente, mais inconsciente, e poderá ser manifesta por ativações de planetas em trânsito ou progredidos.


Pode acontecer também que o planeta mais rápido logo depois do nascimento entre em movimento retrógrado antes de fazer o aspecto exato, isto deverá ser tido em conta, porque pode indicar dificuldades em se cumprir a promessa do aspecto


aspecto aplicativo entre um planetas em movimento direto e o outro em movimento retrógrado no momento do nascimento


Os assuntos relacionados ao planeta retrógrado podem ser os motivos que definem como o aspecto vai se manifestar.


aspecto aplicativo entre dois planetas em movimento retrógrado no momento do nascimento


Este aspecto pode ser interpretado como que ambos planetas e seus assuntos estão em processo de revisão e podem estar relacionados a resistências, mudanças de opinião, dificuldade de alcançar a luz que vai liberar os desafios que o aspecto atrai. O aspecto é considerado mais tenso e deve ser estudado com mais consideração e profundidade.


aspecto separativo no mapa natal


aspecto separativo no mapa natal é visto como algo já assimilado, integrado à personalidade, ligado a acontecimentos no passado que devem estar associados a conhecimentos, experiencia que a pessoa já traz consigo.

Tem astrólogo cubano que usa uma orbe menor quando vai avaliar ativações por trânsito ou progressão a planetas natais em aspecto separativo. 

Trânsitos e progressões no mapa natal


Ao interpretar aspectos de planetas em trânsito a planetas natais também o costume é considerar a etapa aplicativa com maior orbe e prevendo um maior efeito que quando está separativo. Muitos astrólogos até desconsideram o aspecto de planetas em trânsito ou progredido com um planeta natal quando entram na fase separativa.


aspecto aplicativo de um planeta em trânsito ou progredido a um planeta natal, está então anunciando algo por acontecer, se o planeta natal estiver fazendo um aspecto aplicativo ou mais com outros planetas do mapa então pode anunciar a realização da promessa contida neste aspecto aplicativo natal.


A falha deste raciocínio é que muitas vezes a promessa do aspecto aplicativo por questões da pessoa ou de suas circunstâncias não acontece na fase aplicativa, e pode acontecer na fase separativa mas se tiverem retornos ao aspecto devido a movimentos de retrogradação do planeta em trânsito ou progredido.

Ar
Elemento da natureza que, em Astrologia, associa-se aos signos de Gêmeos, Libra e Aquário. Corresponde ao plano mental. Determina qualidades como a capacidade de comunicação, a facilidade de relacionamentos, a racionalidade e o idealismo. Para saber mais sobre Os Quatro elementos, clique aqui.

Ascendente
O ascendente é o signo que se encontrava ascendendo no horizonte leste no momento do nascimento. Determina o modo como a pessoa se expressa e a forma como se comporta e interpreta o mundo. Pode ser associado à persona, uma forma que assumimos para interagir com o exterior. Para saber qual era o signo ascendente no momento de seu nascimento, é necessário saber dia, mês ano, horário e local de nascimento.
Na Astronomia, é o ponto onde a elíptica intercepta o horizonte oriental ou nascente. Em Astrologia, trata-se do grau do Zodíaco que "ascende" nesse ponto (leste), no momento de um nascimento. É, também, a designação específica da Cúspide da Casa I, a qual tem afinidade natural com Áries, o 1º Signo na ordem zodiacal. Considerando o Zodíaco como um cinturão simbólico que envolve a Terra no plano da elíptica, e sabendo que o nosso planeta completa uma rotação sobre o seu eixo em 24 horas, temos que todos os 360° dos doze Signos ascendem ao longo desse período, à média de 1° a cada 4 minutos. Por isto se pode perceber a importância de conhecer-se, o mais corretamente possível, a hora de nascimento. De fato, 5 ou 10 minutos de diferença podem fazer com que o ASC, ao avançar ou recuar, mude de Signo.
Essencialmente, o ASC representa a imagem da PERSONALIDADE vista pelos outros. Isto não significa que esta imagem constitua o retrato fiel da personalidade completa do indivíduo. Refere-se apenas àquilo que os outros detectam como primeira impressão, já que a imagem do ASC até pode revelar qualidades pessoais que estão em desacordo com características mais interiores. Ao fim e ao cabo, é como se fosse uma espécie de máscara que cada um coloca, através da qual gosta de ser visto. O Signo onde cai o ASC simboliza como nos fundimos ativamente com a vida no mundo exterior, sempre que a nossa ENERGIA flui espontaneamente. Se uma pessoa bloquear essa forma de expressão natural, torna-se mais difícil sentir-se livre e integrada. O Elemento do ASC (Fogo, Terra, Ar ou Água) revela a qualidade do fluxo energético que vitaliza o corpo físico. Isto explica a razão porque esse Elemento dá tão fortes indicações sobre a nossa vitalidade, o nosso aspecto e estado de saúde básico. Em suma, o ASC mostra a forma como nos projetamos sobre os outros e, por extensão, como os outros nos vêm.

Com a ajuda de Charles E. O. Carter, eis um tópico interpretativo para cada ASC:
  • Áries Encoleriza-se com facilidade; muitas vezes é capaz de tudo.
  • Touro Não se altera facilmente; quando irritado poderá tornar-se furioso.
  • Gêmeos Agitado, nervoso. O temperamento pode ser bastante instável.
  • Caranguejo Irrita-se com dificuldade mas magoa-se facilmente. Envergonhado.
  • Leão Não raro tem um temperamento forte, embora afetuoso. Vaidoso.
  • Virgem Temperamento controlado; esquiva-se às perturbações. Timidez.
  • Libra Raramente inicia a discussão; acalma-se com facilidade. Simpatia.
  • Escorpião Violento se os valores são atingidos. É implacável e não esquece.
  • Sagitário Bom temperamento. Alegria, otimismo.
  • Capricórnio Geralmente o temperamento é frio e a língua controlada. Retraído.
  • Aquário A tônica recai sobre a cortesia. Amizade. Desapego.
  • Peixes Bom temperamento. Candura, ingenuidade, devoção.
Resta dizer que, muito frequentemente, as diversas características de qualquer Signo são mais "visíveis" quando ele está no ASC do que quando recebe o Sol.
Para calcular o ascendente, é necessário ter em mãos o dia, mês, ano, local e horário de nascimento

O Ascendente é o ponto que estava ascendendo no Oriente no momento do nascimento. O oriente sempre foi um ponto de referencia muito considerado para estudar o Céu, da mesma forma é para o conhecimento da alma humana.
O signo ascendente "nasce" ao mesmo tempo em que a pessoa respira pela primeira vez. Assim ele determina o astral de como entramos na vida e a maneira espontânea de agir e encarar a vida.
O ascendente astrologicamente vai definir as características fundamentais da personalidade, a voz interior que vai dando forma ao eu, nas suas diferentes potencialidades definidas pelos diferentes aspectos que conformam o mapa astral pessoal e que é importante ter em consideração para nos entender.
O ascendente é o nosso ideal de eu, o nosso estilo interior que com o passar dos anos vai se definindo como hegemônico na nossa personalidade e vai modulando nosso corpo.

Por que o horário, dia e local do nascimento são tão importantes para os astrólogos? 

O conhecimento do dia de nascimento informa o signo solar. O dia e o ano podem informar a posição de todos os planetas nos signos, exceto a Lua que em um dia se traslada por 15 graus e o ascendente que da uma volta completa no zodíaco em um dia.

A hora e o local de nascimento (junto ao dia, mês e ano) permitem calcular, o ascendente, as casas a posição da Lua nos signos e a posição exata dos planetas nos signos.

Só para se ter uma ideia, apenas em quatro minutos na diferença de horário de nascimento o céu ascende em um grau, que em termos de previsão pode comprometer em um ano as análises do prognóstico.

Em uma hora o céu ascende em 15 graus de signo. Em duas horas, o céu ascende em trinta graus, um signo completo.

Quanto à localidade de nascimento, as diferenças de fuso horário alteram o ascendente e as demais casas astrológicas.

Por isso, todo astrólogo responsável e que preza sua reputação exige dados corretos para efeitos de cálculo da carta.

Quando esses dados não são conhecidos apela-se para o trabalho de retificação do horário de nascimento, uma especialidade só realizada por profissionais experientes e qualificados. 

Ascendente, signo solar e signo lunar
Qual é a diferença entre o ascendente, o signo solar e o signo lunar? Qual é o mais importante?
O Signo solar, o signo lunar e o ascendente são os três grandes pilares da personalidade.
O signo ascendente é aquele que está ocupando a região correspondente ao leste, na carta astrológica, no momento em que um evento ou pessoa está nascendo. É o signo que fornece os indícios da forma física que teremos e a maneira espontânea de agir e encarar a vida. O signo ascendente informa como iniciamos as coisas em nossa vida.
O signo solar indica o senso de identidade de cada um, a maneira de entender o mundo e a forma pela qual somos capazes de agir como sóis na comunidade familiar ou social em que vivemos. É o signo da expressão da vida e o tipo de consciência. O Sol é símbolo da vida, ele aglutina planetas em torno de si. Ele simboliza a força criadora, que nos permite sermos centro, criativos e lideranças.
O signo lunar é o signo em que a Lua transitava no dia e hora em que nascemos. Ele dá informação a respeito de como recebemos os condicionamentos dados pela família e a sociedade. Informa como tendemos a ver nossas mães, como lidamos com nossas emoções, sentimentos, intuição e senso de segurança pessoal.

Para saber mais sobre o Ascendente clique aqui

Ascensão (lenta e rápida)
Devido a um erro de perspectiva pelo fato de a elíptica estar inclinada em relação ao equador terrestre, os Signos não ascendem no horizonte com a mesma velocidade. Os Signos de ascensão rápida são aqueles que - pondo o 0° de Carneiro na Cúspide da Casa I - ficam colocados no hemisfério esquerdo do Mapa. De cima para baixo: - Capricórnio, Aquário, Peixes, Áries, Touro e Gêmeos. Os Signos de ascensão lenta são os que ficam no hemisfério direito do Mapa. De baixo para cima: - Caranguejo, Leão, Virgem, Balança, Escorpião e Sagitário.

Aspecto
Angulação que se estabelece entre dois planetas ou pontos significativos de uma mapa astral. Os planetas tem suas características próprias, mas quando estão em angulações ou aspectos significativos misturam suas funções. Certas angulações que se estabelecem entre os planetas faz com que suas manifestações interajam, modificando e modulando a influência original dos planetas de por si. Os aspectos mais utilizados em Astrologia são Conjunção = 0º, Sextil = 60º, Quadratura = 90º, Trígono = 120º e Oposição = 180º, também chamados de Aspectos Maiores ou Ptolomaicos.
Dividindo os 360° do círculo zodiacal por 4, obtemos a Quadratura (90°); se dividirmos por 2, obtemos a Oposição (180°). Fazendo a divisão por 3 ou 6 obtêm-se os Aspectos harmônicos e fluentes: - o Sextil (60°) e o Trígono (120°), respectivamente. A Conjunção corresponde aos 0°, e o Quincunce (ou Inconjunção) aos 150°. Além destes, que são os Aspectos maiores ou principais, ainda há que referir os menores ou secundários: - o Virgintil (18°), o Semi-Sextil (30°), o Semi-Quintil ou Decil (36°), o Novil (40°) a semiquadratura (45°), o septil (51° 25' 34''), o quintil (72°), o tridecil (108°), a sesquiquadratura (135°) e o diquintil (144°). Quando a declinação de dois planetas é igual, trata-se de um Paralelo.

Saiba mais sobre esses aspectos nos verbetes correspondentes. Há uma margem de atuação e influência para início de um aspecto, chamada de órbita ou orbe. 

Eis alguns tópicos que poderão ajudar na interpretação dos Aspectos maiores:
Sextil: - A palavra-chave é "oportunidade". Indica atividade mental, projetos intelectuais e contato com novas variedades de experiência. Embora favoreça a abertura à flexibilidade e à novidade (pessoas, ideias, atitudes), não é tão entusiasta como o Trígono pelo que, em Mapas "fracos", pode tender à indolência e à falta de direcionamento. Se assim não for, mostra onde poderão surgir elevados níveis de compreensão e objetividade, capazes de proporcionar um grande sentimento de liberdade.
Quadratura: - A palavra-chave é "desafio". Este Aspecto pressionante, denota tensão entre as ENERGIAS em presença, não só pela essência do ângulo em si, mas também porque, normalmente, os planetas estão colocados em Elementos desarmônicos:
  • o Fogo desafiando a Terra ou a Água,
  • a Terra desafiando o Fogo ou o Ar,
  • o Ar desafiando a Terra ou a Água,
  • a Água desafiando o Fogo ou o Ar. 
Esta tensão força a integrar as divergências representadas pelos planetas. Porém, há a tendência INCONSCIENTE para optar por uma delas (a que se mostra menos "rebelde") em detrimento da outra. Como nada gosta de ser ignorado, enquanto não se reconhecer o que está na base da desafio, há poucas hipóteses de resolver a situação. Charles E. O. Carter diz a este respeito que "o nativo sentirá intensamente a discrepância entre o que tem e o que quer, o que ele é e o que está à sua volta, pelo que será impelido à ação e à luta, frequentemente, com sucesso."

Independentemente dos planetas e Elementos envolvidos no Aspecto, um desafio básico se coloca hoje a todos os seres humanos a fim de melhorar as condições de vida no nosso planeta: - a aprendizagem da piedade! Ouçamos o Arcanjo Camael, Senhor de Marte, falar sobre o que tanto importa desenterrar: 
"A piedade tem a mesma cor do perdão que pedes, quando o medo não te deixa aceitar o que sempre rejeitaste. Mas, em vez vergonha, tem piedade de ti e das vidas que levaste!
E o que fazer dos conflitos que estão para vir?
Destrói a escuridão, trazendo à Luz aquilo que espera por eclodir!"
O caso da Quadratura T, é uma situação particular na qual dois planetas em Oposição, estão, ambos, em Quadratura com um terceiro, formando um triângulo: - a linha da Oposição será a base; as duas Quadraturas serão os lados desse triângulo. A energia do planeta que recebe as duas Quadraturas é a chave para a resolução desta situação extremamente tensa. Quando quatro planetas estão em Quadratura entre si, formam uma configuração a que se dá o nome de Grande Quadrado.
Trígono: - A palavra-chave é "fluxo". Representa uma corrente desimpedida de energia, na qual os dois planetas se sustentam harmoniosamente. Ao contrário da Quadratura e da Oposição, não exige grandes reajustamentos para ser usado criativamente. Stephan Arroyo diz: - "... este Aspecto mostra mais o modo de "ser" do que o modo de "fazer" porque, com frequência, a pessoa confia tanto nas capacidades e talentos mostrados pelo Trígono (criação, oportunidade e inspiração), que não se sente estimulada para fazer o esforço necessário ao uso construtivo das ENERGIAS envolvidas." Quando três ou mais planetas estão em Trígono entre si, formam uma configuração a que se dá o nome de Grande Trígono.
Quincunce: - A palavra-chave é "ajuste". Indica uma forte troca de energia entre as dimensões da vida simbolizadas pelos planetas envolvidos, o que gera uma espécie de pressão compulsiva e insistentemente perturbadora. Impõe-se uma atitude de destrinça (ajuste), antes de obter a libertação dessas compulsões. Assim, poderá ser difícil exprimir um dos impulsos, sem ter de enfrentar o outro. Logo, em vez duma radical divisão interior, deve optar-se por um ajustamento da perspectiva pessoal sobre as questões envolvidas. O Iode (também chamado "o dedo de Deus") é uma configuração onde intervêm dois Quincunces e um Sextil, formando um triângulo entre os planetas envolvidos.
Oposição: - A palavra-chave é "percepção". Reconhecimento de uma carência interna, através da tensão que envolve planetas colocados em Elementos harmônicos (Fogo/Ar e Terra/Água). Assim como a Quadratura, a Oposição é um Aspecto de estímulo. Pede a consciencialização dos problemas gerados pela falta de objetividade, pois há a tendência para projetar, nos outros, os fatores simbolizados pelos planetas envolvidos no Aspecto. Esta tensão força a procurar um rumo que altere as condições insatisfatórias, exteriores e interiores; se nada for feito, será difícil sair da confusão e da frustração interior.

Para saber mais sobre Aspectos, clique aqui

Arco Solar
Trata-se da distância percorrida pelo Sol (ou seja, o arco por ele descrito) num determinado período de tempo.

Astrologia
A Astrologia é uma linguagem (sistema simbólico) que detém uma sintaxe e uma semântica própria, construída através de requintados sistemas de classificação. A Astrologia se nutre da arte da analogia e assim encontra significado na sucessão das estações da Natureza nos hemisférios, nas figuras míticas associadas as constelações, signos e planetas e nas características físicas dos planetas e suas órbitas.
Para ler o texto completo sobre Astrologia clique aqui


Astrologia Chinesa
Admite-se que a Astrologia Chinesa remonte a mais de 2.600 anos antes da nossa era. No seu Dicionário Prático de Astrologia, Catherine Aubier, cita um texto do século II a.C. que fornece preciosas indicações acerca da importância dos astrólogos imperiais: - "Este alto senhor deve observar as mudanças e os movimentos dos planetas, do Sol e da Lua, a fim de predizer a boa ou a má sorte. Divide o território das nove províncias em função dos corpos celestes dos quais recebem influência.
Todos os feudos e principados estão em relação com os astros, o que permite predizer a prosperidade ou a desgraça. Ele estabelece os seus presságios segundo os doze anos do ciclo de Júpiter..." Acrescente-se que, em 444 a. C., os astrólogos chineses calcularam a duração exata do ano solar (325,25 dias) e, dois séculos mais tarde, foram os primeiros a observar o Cometa Halley. A partir de 28 a. C. descobriram os movimentos das manchas solares, desconhecidas no Ocidente até ao tempo de Galileu.
Segundo uma antiga lenda, Buda convocou todos os animais para a celebração do Ano Novo. Porém, apenas doze compareceram às festividades. À maneira que foram chegando, Buda atribuiu-lhes um ano: - Rato, Búfalo, Tigre, Gato, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.

Astrologia Esotérica
Esoterismo e Exoterismo são coisas diferentes. O termo esoterismo vem da palavra grega esoterikos, que significa não apenas interno, mas também oculto, secreto.
Com a ajuda do esoterismo, os buscadores procuravam, portanto, olhar para dentro, explorar o secreto, ou, por outras palavras, tentavam "espreitar por detrás dos bastidores" e, assim, conhecer aquilo que se mantinha oculto aos olhos da massa. Por conseguinte, a Astrologia esotérica contempla o sentido secreto, verdadeiro, profundo e oculto do ensinamento astrológico, bem como a pesquisa das conexões que afirmam muito mais do que aquilo que é, ou poderia ser, real. A diferença fundamental é que o esoterismo privilegia o ponto de vista da EVOLUÇÃO, ao passo que o exoterismo preocupa-se com a sucessão de ocorrências!
Na Astrologia esotérica, quando estudamos um Signo, jamais devemos deixar de incluir o Signo oposto, pois ambos fazem parte do mesmo contexto. Ainda que contenham uma semente de verdade (necessariamente superficial!) eis algumas sentenças exotéricas, comuns, as quais, aliás, podem ser encontradas em qualquer manual básico de Astrologia, ou ouvidas da boca daquelas pessoas que se contentam com a informação superficial:
  • Os arianos querem atravessar a parede com a cabeça. Os taurinos gozam a vida e apegam-se às coisas. Os geminianos são curiosos e faladores incorrigíveis. Os cancerianos são sensíveis demais. Os leoninos são autoritários e vaidosos. Os virginianos são críticos e meticulosos. Os librianos são indecisos e gostam de harmonia. Os escorpiônicos são drásticos e misteriosos. Os sagitarianos são presunçosos e optimistas. Os      capricornianos são secos, severos e ambiciosos. Os aquarianos são excêntricos e humanitários. Os piscianos são abnegados, ingênuos e distraídos.
Mas, no esoterismo, o que interessa é a evolução e o esforço pela maturidade. Quem desejar entender esotericamente os Signos zodiacais, precisa analisar os pares de opostos, pois quem se põe a caminho precisa de saber onde quer chegar. Que alguém diga: - "Sou ariano e, por isso, sou impetuoso", ainda pode ser aceitável do ponto de vista exotérico, mas significa também que essa pessoa está "parada", nada mais faz do que repetir um padrão comum. No fundo, desconhece a estrutura esotérica do Zodíaco. Essa estrutura baseia-se nos seguintes seis Eixos de opostos complementares:
  • Áries /Libra - Libra /Áries
  • Touro/Escorpião - Escorpião/Touro
  • Gêmeos/Sagitário - Sagitário/Gêmeos
  • Caranguejo/Capricórnio - Capricórnio/ Câncer
  • Leão/Aquário - Aquário/Leão
  • Virgem/Peixes - Peixes/Virgem
Astrologia Horária
Estudo oracular da Astrologia, a partir do mapa feito no momento que se formula uma pergunta (lei da sincronização).
Se partir do princípio de que nada acontece por acaso, então, cada fato ocorrido na vida de uma pessoa deve corresponder a um momento X de uma seqüência, a qual determina o caminho a percorrer. Partindo deste pressuposto, e tomando o momento em que uma pessoa se questiona sobre um assunto determinado, deve ser possível indagar como se desenrolará o processo relacionado com essa mesma pergunta.
Assim, ao perguntar-se como evoluirá futuramente uma determinada questão, deverá levantar-se um Mapa para o momento ("hora") em que a pergunta foi feita. Este Mapa "horário" (desde que respeite certas premissas) deverá fornecer indicações que respondam à pergunta feita sobre o assunto.

Astrólogo
É o praticamente do conhecimento astrológico.
Aquele que, com base nos conhecimentos astrológicos (interpretação do mapa natal e técnicas preditivas) orienta e aconselha pessoas.
O astrólogo jamais deve esquecer 1) que a mais nobre função da Astrologia é iluminar aquilo que faz de cada pessoa um Ser humano singular, e indicar os possíveis caminhos de transformação, para que a paz e a harmonia presidam à vida; 2) que a Astrologia deve servir para cumprir aquela velha máxima de Sócrates: - "Conhece-te a ti mesmo"; 3) que, contrariamente ao que é corrente supor-se, a Astrologia não lida com previsões infalíveis de fatos concretos adivinhados do FUTURO; lida, sim, com as motivações pessoais que promovem esses fatos; 4) que um Mapa de nascimento representa potencialidades, mas não fornece qualquer prova de que elas venham a ser postas em prática; 5) que a Astrologia limita-se a considerar probabilidades.

Atendimento.
O atendimento em Astrologia somente pode ser feito por um profissional competente que utilize as técnicas conhecidas de análise e previsão. Quando do atendimento, o astrólogo deve fazer a leitura do mapa natal do indivíduo, esclarecendo sobre suas potencialidades e facilidades, bem como suas debilidades e dificuldades. Deve fornecer no mesmo atendimento as previsões que se referem ao momento atual e a períodos à frente, orientando a pessoa sobre a maneira mais adequada para vivenciar melhor suas facilidades e dificuldades. O astrólogo profissional realiza seus atendimentos através do levantamento no céu do instante de nascimento da pessoa, precisando ter dia, mês, ano, hora e local de nascimento, para poder confeccionar o Mapa Astral, que pode ser feito manualmente ou por computadores dotados de softwares adequados e precisos. Para fazer as previsões, deve obrigatoriamente, utilizar-se das técnicas conhecidas como Progressões Secundárias, Trânsitos e Revolução Solar combinadas, podendo acrescentar outras técnicas conhecidas e comprovadas. Um atendimento com um astrólogo dura de 1 a 2 horas, quando, opcionalmente, mas normalmente, é gravada a entrevista, e a pessoa leva seu mapa desenhado e a fita com a gravação. O astrólogo não adota outras técnicas como artes divinatórias e sensitivas, nem cartas e objetos, mas seu conhecimento e técnica, comprovados através de sua formação e qualificação.

Astros
São corpos celestes: Sol, Lua, planetas, asteróides, cometas. Numa perspectiva astrológica, os astros podem ser associados a funções ou faculdades da personalidade segundo seu posicionamento na faixa zodiacal no momento do nascimento. No seus trânsitos pela faixa zodiacal são dinamizadores dos processos de vida na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário