U V Z

U

Urano
ASTRONOMIA:
É o primeiro planeta não visível a olho nu. A sua descoberta, em 1781, coincide com a Revolução Francesa e Americana. Em 1977 verificou-se que, como Saturno, também tem anéis. Este planeta é notável pelo fato de o seu eixo de rotação se situar quase horizontalmente, próximo do plano da elíptica (é como se rodasse "deitado"), o que não acontece com os outros, cujos eixos são mais ou menos perpendiculares a direção de translação.
Localização - Entre Saturno e Netuno.
Diâmetro - 51.000 Km.
Período de rotação - 10 h 49 minutos.
Período de translação - Cerca de 84 anos (7 anos por Signo).
Satélites - 15.
Distância média ao Sol - 2.878 milhões de Km.
Velocidade na órbita - 24.480 Km/h.
MITOLOGIA:
O Universo criou a Mãe Terra, Gea (ou Gaia), e o Pai Céu, Urano, do qual descendem os Titãs, que deram origem aos Deuses. Gea era o chão sólido e Urano era a abóbada azul das alturas, mas agia como se de um Ser humano se tratasse. Todo o Universo era dotado de uma vida semelhante à que os poetas, contadores das histórias mitológicas, reconheciam em si mesmos. Estes artistas eram indivíduos e, portanto, tinham tendência para personificar tudo o que tivesse marcas evidentes de vida, tudo o que se movia e se modificava: - a Terra, ao longo do ano, e o Céu, com suas luzes mudando constantemente de posição. Tratava-se de uma personificação, mas era algo de vago e imenso. Se, com seus movimentos, trazia alterações, decerto era provido de vida!
ASTROLOGIA:
Regência/Exílio - Aquário/Leão.
Exaltação/Queda - Escorpião/Touro.
Regência Esotérica - Balança.
Palavra-chave - Despertar.
Período de retrogradação - Cerca de 5 meses por ano.
Glifo - Modificação da letra H, inicial de Herschell, seu descobridor.
OUTRAS REGÊNCIAS:
Reino mineral - Urânio, Rádio.
Corpo humano - Sistema nervoso superior, eletricidade do corpo e tornozelos.
E ainda - Desastres naturais, principalmente terramotos.
É o primeiro dos três planetas transaturninos, chamados do INCONSCIENTE, aos quais Dane Rudhyar chamou "Mensageiros da Galáxia". É a oitava superior de Mercúrio, ou seja, distingue-se deste (que vê, apenas, com os olhos de fora) vendo o mesmo, mas sem olhar, usando os olhos de dentro! Urano, tem como tópicos principais à independência e a originalidade, o rompimento da forma e o cruzamento das fronteiras estabelecidas. Representa o desejo de um Ser humano ser mais do que já é, desenvolvendo uma identidade original e distinta da dos seus semelhantes. No entanto, pode denotar uma forte teimosia (afinal é Regente de um Signo Fixo!). Apesar de ser o promotor do processo através do qual uma criatura humana se transforma numa individualidade (o que lhe permite conhecer a razão por que nasceu!), essa teimosia pode manifestar-se, precisamente, na recusa de despertar para o FUTURO.
Se aceder a evocar Raziel, Senhor de Urano, pode, por exemplo, fazer-lhe esta pergunta:
E se eu recusar a trabalheira deste novo método de crescer?
Logo saberás o que essa recusa te reserva! Ou julgas que se foge de Aquário ficando a olhar, indo ao cinema ou fumando erva?... Se tens medo, nada posso fazer. (Pai! Ajudai-me a seduzir a Teimosia, de como é grave continuar a acontecer na Terra como dantes acontecia!)
Urano simboliza a vontade inconsciente de desencadear mudanças e de renovar os relacionamentos através da ruptura, de saltar os muros que se erguem no caminho e impedem a visão do horizonte. Tal como Netuno e Plutão (embora usando "métodos" diferentes), ele deita fora o velho a fim de criar espaço para que o novo possa instalar-se. Expressa idéias novas e brilhantes, criatividade individual, espírito rebelde, anarquia, capricho, destrutividade, excentricidade e comportamento explosivo virado para o derrube da ordem estabelecida. A sua impulsividade pode conduzir à violência. Trata-se, ao fim e ao cabo, de tudo aquilo que Saturno evita e tanto trabalhou para assegurar!
Urano tem POLARIDADE com Netuno e troca com ele as seguintes correspondências:
URANO - NEPTUNO
  • Concentração - Difusão
  • Independência - Dependência
  • Separação - Fusão
  • Diferença - Semelhança
  • Claridade - Turvação
  • Definido - Indefinido
V

Vênus. Segundo planeta em órbita a partir do Sol. Um pouco menor que a Terra, seu diâmetro é de 12.600 quilômetros. Encontra-se a uma distância de aproximadamente 108 milhões de quilômetros do Sol. Seu movimento de translação dura cerca de 9 meses. Facilmente localizada, sempre se encontra perto do Sol, nunca se afastando mais do que 46º, o que permite vê-la nas primeiras horas da manhã (Estrela D’Alva) ou no final da tarde (Estrela Vésper). Rege os signos de Touro e Libra.
ASTRONOMIA:
Localização - É o planeta mais próximo da Terra, seu semelhante em tamanho e peso. Devido ao efeito de estufa, a sua atmosfera de bióxido de carbono é cerca de 90 vezes mais densa que a da Terra, pelo que está sempre coberto de nuvens espessas, suportando uma temperatura que ronda os 450° C. Diâmetro - 12.300 Km.
Período de rotação - 244 dias.
Período de translação - 244 dias.
Satélites - Não tem.
Distância média ao Sol - 108 milhões de Km.
Velocidade na órbita - 126.000 Km/h.
MITOLOGIA:
Equivalente à grega Afrodite. Quando Saturno decepou os órgãos genitais de seu pai (Urano) e os deitou ao mar, da espuma formada nasceu Vênus. Era a deusa da Beleza, do AMOR e da Luxúria, que subtraía as faculdades mentais até aos mais sensatos. Vênus, seduzia tudo e todos, tanto Deuses como mortais, e ria, ora docemente, ora de modo trocista, daqueles que os seus ardis haviam conquistado. Ainda hoje, quando Vênus aparece, surge a própria Beleza envolta num halo de luz radiosa, fazendo desaparecer os sinais de tempestade e ornamentando a terra com belas flores. Sem ela não há alegria em parte alguma. Esta, porém, não é a sua única faceta; por vezes, é descrita como traiçoeira e má, exercendo sobre os homens, através da luxúria, uma influência fatal e destruidora. Se nos lembrarmos que, do seu nome grego, deriva a palavra afrodisíaco e que, hoje em dia, as camisas da dita se tornaram um artefacto indispensável, facilmente concluiremos que os criadores do mito estavam cheios de razão!
ASTROLOGIA:
Regência/Exílio - Touro e Balança/ Escorpião e Carneiro.
Exaltação/Queda - Peixes/Virgem.
Regência Esotérica - Gêmeos.
Palavra-chave - Afeição.
Período de retrogradação - Durante 6 semanas, a cada 18 meses. Não se afasta mais do que 46° do Sol.
Idade - Entre os 16 e os 22 anos.
Dia da semana - 6ª feira.
Glifo - O espelho da vaidade da deusa Vênus.
OUTRAS REGÊNCIAS:
Reino mineral - Cobre e latão.
Reino vegetal - Oliveira, tamareira e pinho.
Reino animal - Cabra, ovelha, pomba, rola, pardal, perdiz e faisão.
Corpo humano - Rins, circulação do sangue venoso, órgãos sensoriais da pele.
E ainda - Campos floridos, jardins, locais de repouso e de prazer, quartos, jóias, objetos pessoais e instrumentos de música.
Chacra - Anahata, chacra do coração ou centro cardíaco. 

Significado: faculdade de perceber e criar o belo, a harmonia. Amor, compaixão, partilha e altruísmo, capacidade de cura.
Chaves que harmonizam com Vênus:
  • aceitar-se e aceitar o outro;
  • perdoar-se e perdoar os outros;
  • ser sensível, generoso, aberto e alegre;
  • gostar do silêncio sem cair na solidão;
  • aceitar dar livremente, gratuitamente;
  • aceitar receber livremente, gratuitamente;
  • viver o presente;
  • respirar a vida a plenos pulmões;
  • deixar bater o coração;
  • observar a beleza;
  • aceitar o deixar-se emocionar;
  • promover tudo... do fundo do coração, desde as mais pequenas às maiores tarefas;
  • sentir-se um canal de Vida.
Vênus representa a necessidade de conforto e segurança, assim como o apreço pela beleza e harmonia. É a forma passiva do instinto de autopreservação. Indica o nosso sistema de valores sobre a vida e os sentimentos, como reagimos dentro dos relacionamentos, como buscamos a segurança emocional e material. Reflete a colaboração, a sociabilidade, a simpatia, a arte e o gosto pela estética, o AMOR e a afeição. A sua face obscura mostra negligência, modos descuidados, falta de tacto, preguiça, imoralidade, luxúria, ciúmes, rancor e vaidade.
Ora, como todos temos Vênus dentro de nós, há quem seja um digno representante da vaidade, essa característica negativa da deusa. Por isso, o melhor é pedirmos conselho a Haniel, Senhor de Vênus: Por que a alegria é o ponto de partida da fraternidade programada? Porque a vaidade alimenta o vazio e corrói a irmandade anunciada! Por isso, só quando a vaidade cair do pedestal, poderás beber o sumo guardado dentro no Graal!
Portanto, Vênus investe na conquista da singeleza e da paz. Aceitando compromissos, exprime a criação da harmonia, a formação de relacionamentos, assim como a união dos opostos, esforçando-se por mantê-los em equilíbrio duradouro.
Vênus estabelece POLARIDADE com Marte, trocando com ele as seguintes correspondências:


VÉNUS
MARTE
Tranquilidade
Atividade
A amante
O amante
Paz
Guerra
Curvas
Ângulos
Suavidade
Força
Amor
Ódio
Conciliação
Agressividade


Z

Zodíaco
Geralmente, o significado desta palavra é "Caminho da Vida", mas também pode ser "Roda de Animais". Foi nos escritos de Aristóteles (Séc. IV a. C.) que se encontrou este termo pela primeira vez. André Barbault chama ao Zodíaco "esse velho relógio do céu, uma figura cheia de ensinamentos que não pára de falar a quem o interroga, como um livro de imagens da humanidade. Pelas suas estruturas geométrica, matemática, dialética e simbólica, e pelas suas implicações mitológicas, filosóficas e metafísicas, é verdadeiramente uma, ou até mesmo a chave simbólica do Universo". Quanto ao autor, o Zodíaco representa a ALMA da Natureza.
Se isto é uma verdade ou não, o autor não sabe. Ouçamos o Arcanjo Raziel, senhor de Urano, falar sobre o assunto:
Se não queres crer no que te digo, avalia a mesquinhez do que te têm ensinado!
'Tá bem. Mas a ignorância não agrava as minhas faltas, nem me põe da divina matriz apartado!
Ah! Ainda por cima és insolente! Podes sê-lo à vontade... mas é naquilo que ignoras que se esconde toda a verdade!

Zodíaco Sideral
É o Zodíaco baseado nas constelações, e não nos Signos, os quais tomam o mesmo nome delas. Tais designações, de fato, provêm das constelações que o Sol "atravessa" durante o seu movimento aparente. Embora o céu esteja pejado delas, à Astrologia só interessam aquelas doze que o Sol "cruza". Antigamente, não havia diferença entre constelações e Signos, já que o ponto vernal (Equinócio da Primavera) coincidia, mais ou menos, com 0° de Carneiro. 
Mas, devido à Precessão dos Equinócios, as constelações e os Signos deixaram de estar "sobrepostos": - as constelações continuam lá, onde sempre estiveram (digamos assim), mas os Signos foram sendo "arrastados" em sentido Retrógrado. Assim, o ponto equinocial veio recuando através de Carneiro, Peixes e está a entrar em Aquário. Há quem defenda e trabalhe sobre o Zodíaco sideral (constelações), mas o Zodíaco tropical (Signos) é, de longe o mais utilizado.

Zodíaco Tropical
É o Zodíaco baseado, não nas constelações, mas na divisão da elíptica por doze, donde se obtêm os 30° de cada um dos Signos.

Zodíaco Dracônico
Toma a trajetória da Lua como círculo de referencia para o posicionamentos dos planetas e o ponto zero é o Nodo norte lunar do zodíaco tropical

Nenhum comentário:

Postar um comentário