S T

S

Saturno
ASTRONOMIA:
Localização - Girando entre as órbitas de Júpiter e Urano, é o último planeta visível do Sistema Solar e o segundo maior em tamanho. É famoso pelos anéis de pedras e poeira que giram à volta do seu corpo gasoso. Porque é menos denso que a água, flutuaria num lago de água pura!
Diâmetro - 120.000 Km (nove vezes maior do que o da Terra).
Período de rotação - 10 h 14'.
Período de translação - 29 anos e 167 dias (cerca de 2,5 anos por Signo).
Satélites - 18. O mais importante é Titã.
Distância média ao Sol - 1.432 milhões de Km.
Velocidade na órbita - 34.920 Km/h.
MITOLOGIA:
Os Titãs - a geração anterior aos Deuses - eram seres possuidores de uma estatura descomunal e força inimaginável. O que mais se destacou de entre eles foi Saturno (o grego Cronos), que dominou os outros Titãs até ao momento em que seu filho Júpiter (Zeus) o destronou e tomou conta do poder, repartindo-o com dois dos seus irmãos, Netuno (Poseidon) e Plutão (Hades). Saturno começou por ser o Protetor do Semeador e das Sementes. Em comemoração da Idade do Ouro, correspondente ao tempo em que reinou na Itália, eram comemoradas todos os anos, durante o Inverno, as grandes festividades das Saturnais.
A idéia fulcral dessas celebrações era a de que a Idade do Ouro se repetia à superfície da Terra durante o tempo das solenidades: - nesses dias não podia declarar-se a guerra, os escravos e os senhores comiam à mesma mesa, as execuções eram adiadas, presenteavam-se os amigos e familiares, enfim, era um período onde se tendia para o nivelamento e se mantinha viva a idéia de igualdade no espírito do homens.
ASTROLOGIA:
Regência/Exílio - Capricórnio/ Câncer. Até à descoberta de Urano (1781), também regia Aquário.
Exaltação/Queda - Libra/Câncer.
Regência Esotérica - Capricórnio.
Palavra-chave - Maturidade.
Período de retrogradação - Cerca de 4 meses por ano.
Idade - Depois dos 69 anos.
Dia da semana - Sábado.
Glifo - Foice de Cronos, deus do Tempo.
OUTRAS REGÊNCIAS:
Reino mineral - Chumbo.
Reino vegetal - Cipreste, nespereira e plantas de crescimento tardio.
Reino animal - Camelo, urso, burro, toupeira, morcego, coruja, corvo, tartaruga, sapo, escaravelho, aranha e animais lentos que vivem nos buracos. Corpo humano - Esqueleto, pele, dentes, cartilagens e articulações, cabelo e ouvidos (deve precaver-se contra as constipações, a prisão de ventre e a surdez).
E ainda - Montanhas, espaços desolados, áridos e frios, desertos, cemitérios, prisões e adegas.
Chacra - Muladhara ou chacra raiz. Consciência física. Energia vital, vontade de viver, confiança, relação com a terra e o mundo material, estabilidade, perseverança, segurança. O trabalho, a casa e a mãe. As chaves do comportamento sadio do Chacra raiz, e que se harmonizam com Saturno, são: Viver relacionado com toda a Criação,
Nunca se sentir separado ou sozinho,
Desembaraçar-se do medo,
Desenvolver a coragem, o entusiasmo e a alegria de viver,
Desenvolver a confiança e uma segurança equilibrada,
Estar à vontade com o dinheiro e pô-lo a circular.
Estar satisfeito com aquilo que se possui.
Saturno está relacionado com as nossas limitações, a formação e cristalização da CONSCIÊNCIA, o valor educativo da dor, o saber adquirido pela experiência, com a criação de formas e estruturas. O seu desejo é fortalecer a noção de responsabilidade individual, desenvolver o ego, penetrar no cerne das questões e, através de "testes", estabelecer os limites próprios, suportando condições adversas. Saturno aponta as vulnerabilidades do caracter e sugere as alterações que devemos introduzir-lhe quando somos confrontados com a frustração e o sofrimento. Poderá expressar desejos de produzir bom trabalho, auto-respeito, ambição e necessidade de funcionar adequadamente.
É a ENERGIA concentrada, a tenacidade, o desejo de consolidar, a boa orientação, a aprovação de leis, decretos e regulamentos. É, ainda, o gosto de controlar, limitar, restringir, introspectar e demarcar. Outras palavras-chave são: - recusa, seriedade, fidelidade, paciência, diligência, MEDO, sofrimento, precaução, isolamento, sobriedade, inadequação, abandono, proibição, avareza, misantropia, desconfiança, seriedade, perseverança, fatalismo, pessimismo, mesquinhez, dureza de coração, inflexibilidade e, finalmente, insegurança e solidão.
Saturno só se torna negativo e um obstáculo ao desenvolvimento humano, quando a sua necessidade de estabilidade se transforma numa obsessão. Perante essa postura desequilibrada, deixa de ser o Portador da Candeia para ser o Homem da Foice!
A resistência é uma atitude típica do lado negro de Saturno. Nos nossos dias, recusar o despertar para novos padrões, significa acumular uma tensão que, mais tarde, poderá ser libertada dolorosamente. Seria importante se reconhecêssemos que chegou a hora de acordar. É isso mesmo que Binael, Senhor de Saturno, tenta transmitir neste pequeno diálogo:
Mas eu continuo a achar que o domínio do ego é bastante aliciante...
Atenta nesse intelecto devorador que recusa a riqueza que trazes no centro do peito.
Uhm... não achas isso um pouco delirante?
Bebe o sumo doce do teu coração, já que a tua boca busca sempre o mesmo rabo, como na dança circular do cão!
Sextil. Aspecto planetário classificado como benéfico, correspondendo a uma angulação de aproximadamente 60º . Este aspecto favorece a fluência das energias planetárias envolvidas, que, combinadas, são interpretadas pelo astrólogo.

Signo Solar
O signo solar é aquele por onde o Sol está transitando no momento do nascimento. É o signo que todos conhecem e com o qual se identificam. O signo solar representa nossa essência e nossa ego, sendo nosso mais profunda verdade, definindo traços de personalidade e comportamento.

Signo
Cada uma das doze partes do Zodíaco, com 30° de Longitude, que tomam o nome das constelações percorridas pelo Sol ao longo dos doze meses. Refletem, assim, sucessivamente, o surgimento, a implantação e o desvanecimento das estações do ano. Como o Sol é fonte de vida e o seu poder interfere no estado da Natureza, essa interferência estende-se até ao ponto de caracterizar o perfil básico dos indivíduos que vão nascendo dentro de cada uma das três fases das quatro estações do ano.
Os Signos podem ser "arrumados" das seguintes formas:
1) Por ELEMENTO (TRIPLICIDADE):
Fogo -> Áries, Leão, Sagitário.
Terra -> Touro, Virgem, Capricórnio.
Ar -> Gêmeos, Libra, Aquário.
Água -> Câncer, Escorpião, Peixes.
2) Por QUALIDADE: Cardeais (início de uma estação do ano): Áries, Câncer, Libra, Capricórnio.
Fixos (meio de uma estação do ano): Touro, Leão, Escorpião, Aquário.
Mutáveis (fim de uma estação do ano): Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes.
3) Por POLARIDADE:
A)Masculinos, positivos, ativos, impares:
Áries (1); Gêmeos (3); Leão (5); Libra (7); Sagitário (9) e Aquário (11).
B)Femininos, negativos, passivos, pares:
Touro (2); Câncer (4); Virgem (6); Escorpião (8); Capricórnio (10) e Peixes (12).
Os signos formam, entre si, os seguintes Eixos:
Áries (1) - Libra (7)
Touro (2) - Escorpião (8)
Gêmeos (3) - Sagitário (9)
Câncer (4) - Capricórnio (10)
Leão (5) - Aquário (11)
Virgem (6) - Peixes (12)


Signo Interceptado
Ocorre quando um Eixo de Signos cabe, inteiro, dentro de um Eixo de Casas. Devido à inclinação do plano da elíptica, isto tem maior possibilidade de ocorrer nos Mapas calculados para Latitudes longe do equador; sobre essa faixa do globo, as Casas são praticamente iguais.
Em termos de interpretação, esses dois Signos representam qualidades descoradas, mal tratadas ou recusadas no passado. Assim, nesta vida, exigirão um esforço de correção. Na busca de uma justificação para o fato, assume-se que essa "negligência" criou um KARMA que, agora, se apresenta.

Símbolos Sabianos
Ou sabeus. Trata-se de uma coleção de 360 imagens, uma para cada grau do Zodíaco, as quais foram "intuídas", "visualizadas" por uma vidente norte-americana que trabalhou com o astrólogo Marc Edmund Jones. Funcionam como símbolos e podem ser usados de diversas formas, sendo que a mais óbvia é consultar o conteúdo da imagem correspondente ao grau solar de qualquer Mapa. Essa imagem deve sugerir, simbolicamente, alguma idéia acerca do ARQUÉTIPO que caracteriza a pessoa. O livro "A Astrologia da Personalidade" de Dane Rudhyar, (Ed. Pensamento), contém a descrição e interpretação de todos esses símbolos.

Sinastria
O que significa: "Sinastria de Casal ou de um grupo"?
Sinastria é o estudo comparativo de dois ou mais mapas astrais com o propósito de entender o relacionamento entre as pessoas. A sinastria pode ser feita com a parceria amorosa, de trabalho, de convivência; com o mapa da empresa em que se trabalha, com os filhos, com os pais, com companheiros de trabalho, etc.
Através da sinastria, da para conhecer o que o outro tem de diferente, o que permite entender melhor a dinâmica da relação e encontrar maneiras de harmonizar as diferenças, assim como potencializar os pontos de afinidade.
Para fins duma análise de sinastria entre mapas é necessário que o astrólogo esteja de posse dos dados de nascimento das pessoas envolvidas.
Existem várias técnicas para fazer uma sinastria: A análise dos aspectos entre os planetas e as direções dos mapas. A análise do mapa composto e de relacionamento.

Quais são os sinais astrológicos básicos de compatibilidade entre duas pessoas?
A compatibilidade entre duas pessoas pode ser estudada nos vários setores da vida: na convivência, no Amor, no sexo, no trabalho, etc. 
O Sol, a Lua e o ascendente de cada uma delas precisam estar posicionados em signos de elementos afins para uma afinidade geral no estilo de vida.
Desta forma, não basta dizer que Leão e Peixes "não se dão bem". É preciso verificar as cartas. Se a pessoa cujo Sol natal está em Leão tem a Lua natal em Peixes ou Câncer, e/ou o ascendente em um signo como Sagitário ou Áries, já são indícios de compatibilidade.

Se a pessoa de Peixes (Sol natal neste signo) possui a Lua em, digamos, Leão, e o Ascendente em um signo afim, como Libra ou Sagitário, existem sinais que facilitam que um complete o outro.
Já no setor da comunicação ou entendimento o estilo mental, a posição mais importante a ser analisada é a da Lua e Mercúrio nas cartas individuais e depois comparadas entre si.
No aspecto sexualidade, as posições de Vênus e Marte são as mais importantes e os planetas que se tenham na casa V e VIII.

Sistema Solar
Nosso sistema planetário, constituído pelo Sol no seu centro, planetas e satelites que orbitam ao seu redor junto a asteróides, cometas.
Sinastria
Ramo da Astrologia que estuda as inter-relações resultantes da comparação das posições planetárias e demais pontos importantes de dois Horóscopos. É muito útil em relação a qualquer tipo de parcerias: - amorosas, familiares, de negócio, etc.


Sol
ASTRONOMIA:
Estrela de 5ª grandeza, sendo o centro de nosso sistema planetário.
Do ponto de vista da Terra, faz seu trajeto através da eclíptica, onde se encontram as constelações zodiacais e os signos.
Localização - É o centro luminoso à volta do qual giram (desde há cerca de 4.600 milhões de anos) todos os planetas do Sistema Solar, bem como os Asteróides, os Cometas, etc.
O Sol é apenas uma das 300 mil milhões de estrelas da nossa galáxia (a qual é uma das 100 mil milhões existentes no Universo, afastando-se umas das outras à velocidade vertiginosa de 230.000 Km/s). A estrela mais próxima da Terra, está a uma distância de 149 milhões de quilômetros.
Uma analogia ajudará a dar uma idéia das enormes distâncias que separam os corpos celestes: - imaginando o Sol do tamanho de uma laranja, a Terra será um grão de areia orbitando a uma distância de 9 m; o planeta gigante, Júpiter, será um caroço de cereja orbitando a 60 m; Saturno será outro caroço de cereja a 120 m. Plutão, o planeta mais afastado do Sol, girará a 600 metros. Nesta escala do Sol igual a uma laranja, a estrela mais próxima (Alfa, da constelação do Centauro) encontra-se a cerca de 2.000 Km!
Diâmetro - 1.391.000 Km (cerca de 100 vezes maior do que o da Terra).
Período de rotação - 24 dias e 16 horas.
Período de translação - (em torno do centro da galáxia) 224 milhões de anos.
Velocidade na órbita - 921.000 Km/h.
ASTROLOGIA:
Rege o signo de Leão. Sua posição zodiacal no mapa natal indica qual é o signo solar.
Regência/Exílio - Leão/Aquário.
Exaltação/Queda - Áries / Libra.
Regência Esotérica - Leão.
Idade - Entre os 23 e os 42 anos.
Palavra-chave - O ser interior.
Dia da semana - Domingo.
Glifo - Círculo do infinito. O ponto central simboliza o Eu Superior.
OUTRAS REGÊNCIAS:
Reino mineral - Ouro, diamante e pedras preciosas em geral.
Reino
 vegetal - Palmeira, cafeeiro, alecrim, açafrão e ervas aromáticas.
Reino animal - Leão, águia e abelha.
Corpo humano - Coração, zona superior das costas, baço, sistema circulatório, esperma, olho direito no homem e olho esquerdo na mulher. E ainda - Planícies extensas e férteis, parques, palácios, museus, teatros e objetos de luxo.
Chacra - Sahasrara ou chacra da coroa. A Essência pura. Conhecimento supremo graças à visão interior, união com o Todo. A CONSCIÊNCIA universal. O Pai.
As chaves do comportamento sadio do Chacra da coroa e que se harmonizam com o Sol, são:
Todas as rebeliões me abandonaram.
Conheço a vida e a morte.
Vivo a beatitude absoluta.
Estou em paz.
Sou
 o silêncio criador da vida pura.
Atingi o lar onde reina o Pai criador de amor e Paz supremas.
O Divino e eu, em conjunto, somos Luz.
O Sol faz POLARIDADE com a Lua e estabelece com ela as seguintes correspondências:
SOL --------- LUA
Homem ------- Mulher
Dia --------- Noite
Fogo -------- Água
Pai --------- Mãe
Marido ------ Esposa
Indivíduo --- Multidão
Consciente -- INCONSCIENTE
Maturidade -- Infância
O Sol no mapa natal
Representa o ego consciente, o que deve ser feito para que o desenvolvimento satisfaça os mais legítimos desejos pessoais. Enquanto símbolo da expressão do ser, indica como o indivíduo fará para alcançar os objetivos e concretizar os ideais. Em princípio, expressará vitalidade e vontade criativa, dinamismo, calor e ENERGIA, autoconfiança, força de vontade, liderança e ambição não impostas.
Quando em aflição, denota desejo de poder e egocentrismo, orgulho, vaidade, presunção, ostentação, arrogância e despotismo. Quando fraco, induz timidez, inadequação ou falta de ambição.
A nível espiritual, o Sol representa a Centelha Divina, o Núcleo Brilhante recolhido no coração. Muita gente, desde há séculos, tem vindo a esquecer-se disso, pelo que aqui está Rafael, Senhor do Sol, a quem um desalentado ser humano colocou a seguinte pergunta: Se eu sair da sombra, ficarei mais inteiro e consciente? Sim, desde que aceites o que fará de ti um ser diferente! Como o medo rouba o engenho, reprime o teu Núcleo Brilhante, e a vida fica negra, sem aquilo que tem de emocionante!

Solstício.
Os dois momentos do ano em que o Sol, no seu movimento aparente, alcança os pontos mais afastados do equador terrestre.
No hemisfério norte ocorre o solstício de verão (início do verão), quando o Sol faz a travessia para o signo de Câncer, sendo os dias mais longos e as noites mais curtas, enquanto no hemisfério sul inicia-se o inverno (solstício de inverno), com as noites mais longas e os dias mais curtos, sempre por volta do dia 22 de Junho.
Por volta do dia 21 de dezembro ocorre o solstício de inverno no hemisfério norte, com os dias sendo mais curtos e as noites mais longas, iniciando o inverno, enquanto no hemisfério sul inicia-se o verão, com os dias mais longos e as noites mais curtas (solstício de verão), ocorrendo quando o Sol faz a travessia para o signo de Capricórnio.

T

Tábua de Casas
Trata-se de um auxiliar precioso para qualquer astrólogo, pois sem ela é impossível determinar onde se encontram as Cúspides das Casas. Como as novas gerações já beneficiam de computadores que executam rapidamente todos os cálculos necessários, a tábua das Casas vai ficando dispensável, Mas não se perde nada em ter um desses livrinhos na estante!

Tempo Sideral
É o tempo calculado, não através do Sol - o qual é registado pelos relógios comuns - mas pelas outras estrelas. Portanto, é o tempo que qualquer estrela demora para dar "uma volta completa ao céu", até retornar ao mesmo ponto ocupado no dia anterior. A sua duração é mais curta cerca de quatro minutos que o dia solar. O tempo sideral é imprescindível para o cálculo de um Horóscopo.

Terra
Elemento da natureza que corresponde aos signos de Touro, Virgem e Capricórnio. Está associado à nossa materialidade e à maneira como administramos nosso mundo concreto e real.

Terra -planeta
ASTRONOMIA:
Localização - É o terceiro planeta a contar do Sol e a sua órbita está entre a de Vênus e a de Marte.
Diâmetro - 12.756 Km.
Período de rotação - 23 h 56'.
Período de translação - 365 dias e 54 h.
Satélites - Lua.
Distância média ao Sol - 150 milhões de Km.
Velocidade na órbita - 107.000 Km/h.
Trata-se de um planeta superpovoado de seres humanos, que já foi mais bonito do que é atualmente. Ainda assim, continua com a superfície coberta por água, onde cinco continentes tentam não chocar uns com os outros.

TMG
Abreviatura de "Tempo Médio de Greenwich" (Inglaterra) que marca a hora legal no fuso zero. Neste local existe um observatório fundado em 1675, por ordem do rei Charles II. À frente deste empreendimento esteve o astrônomo régio John Flamsted. Como também era astrólogo, levantou uma série de Horóscopos procurando o momento ideal para o lançamento da primeira pedra, pois queria que aquele observatório durasse muito tempo e ficasse conhecido para a eternidade...
Pelos vistos, acertou!

Transaturnino
Diz-se dos planetas para além da órbita de Saturno. São Urano, Netuno e Plutão e foram localizados no Sistema Solar respectivamente em 1781, 1846 e 1930. A sua recém descoberta reflete o desafio posto à Humanidade de assimilar as dimensões psíquicas, igualmente "recém descobertas"!

Trânsitos
Técnica de previsão, que considera o posicionamento zodiacal dos planetas no momento que quer se estudar as previsões e as compara com o mapa de nascimento do indivíduo.
O trânsito, deslocamento dos planetas pelos signos, quando analisado por um astrólogo, permite definir períodos favoráveis e desfavoráveis para a pessoa, definindo seus ciclos e fases de crescimento ou desafios.
É o nome dado ao movimento dos planetas ao longo de suas órbitas, ou seja, o seu avanço progressivo ao longo dos graus do Zodíaco. Dane Rudhyar dá a seguinte definição: - "... é a manifestação focalizada da pressão interminável, aplicada pela Natureza sobre a estrutura natal, arquetípica, da nossa PERSONALIDADE."
Quando um planeta em Trânsito entra em contato com outro, é provável que ocorram acontecimentos relacionados aquele que é "transitado"... embora por "sugestão" do que está em Trânsito - bem como com os atributos das Casas envolvidas.
Trígono. Aspecto planetário que corresponde a uma angulação de 120º de distância entre um planeta e outro. É um aspecto que favorece a manifestação dos assuntos ligados aos planetas, combinando suas características e marcando o indivíduo.
Triplicidade. Classificação dos signos de acordo com os elementos. Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário. Triplicidade da Terra: Touro, Virgem e Capricórnio. Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário. Triplicidade da Água: Câncer, Escorpião e Peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário