N O

N

Netuno
Descoberto em 1846, dista 4.500.000 de quilômetros do Sol, fazendo seu movimento de translação em, aproximadamente, 164 anos. Permanece em cada signo por período aproximado de 13 anos. Classificado como transaturnino, é invisível a olho nu, sendo localizado somente com potentes telescópios. Rege o signo de Peixes, juntamente com Júpiter.
Netuno na Astrologia representa a sensibilidade maior, o amor incondicional, a imaginação, o sonho... negativamente representa a ilusão, o engano, a mentira...
Clique neste link para acessar o Blog de Netuno


Nodos Lunares
Os nodos lunares são pontos imaginários definidos pela intercepção da órbita da Lua à volta da Terra com a órbita da Terra à volta do Sol. Nesse cruzamento, se estiverem presentes Sol e Lua, ocorrem os eclipses. O Nodo Norte também é conhecido como a Cabeça do Dragão, e o Nodo Sul como a Cauda do Dragão. Essa designação decorre do fato de os antigos terem acreditado que, por ocasião de um eclipse, ou o Sol ou a Lua estavam a ser comidos por um dragão cósmico! Na mitologia antiga dizia-se existir um grande dragão que engolia o Sol, levando os homens a imaginarem ser o final dos tempos.
A Cauda do Dragão, ou Nodo Sul, tem analogia com Saturno e está associada aos obstáculos a serem superados, às dificuldades que precisaremos vencer para evoluir. O nodo sul indica qual a área da vida onde há a tendência para escolher o caminho da menor resistência, onde tem-se um comportamento "de hábitos adquiridos" nas vidas anteriores. Interessa saber tirar partido dele, claro, mas não em demasia, sob pena de estagnação em áreas já "batidas".
A Cabeça do Dragão, ou Nódulo Norte, tem analogia com Júpiter e aponta os caminhos mais fáceis da vida, os assuntos com os quais teremos facilidades em lidar, desde que resolvidos os assuntos e eliminadas as características negativas marcadas pela Cauda. É através do Nodo Norte que se cresce, inova e aprende - promovendo novas experiências, que poderão amedrontar, exatamente por serem desconhecidas! associa-se o nodo norte ao DHARMA - aquilo que se traz com dávida, presente, onde se tem a dar - e o nodo sul ao KARMA - aquilo que se está em dívida, que deve ser aprendido e aprimorado.
Estes pontos nodais deslocam-se em sentido Retrógrado, à média de 3 segundos de grau por dia, permanecendo, portanto, cerca de ano e meio em cada Signo.

Nova Era
Designação sinônima de ERA DE AQUÁRIO. É o tempo que vamos vivendo, o qual se caracteriza pela recuperação da divisa "Liberdade, Igualdade, Fraternidade". Esta foi a palavra-de-ordem da Revolução Francesa, ocorrida em 1789, oito anos depois da descoberta do planeta Urano, o qual viria ser o Regente de Aquário. Em relação à liberdade deve dizer-se que ela reside, fundamentalmente, na capacidade de qualquer Ser humano optar por seguir, ou não, o caminho do autoconhecimento.
A pessoa é livre de evoluir na direção da individualidade, ou deixar-se andar ao sabor dos desejos da PERSONALIDADE. Sobre a igualdade e a fraternidade, muito se fala delas, mas pouco de praticam, já que todos nós acabamos por construir uma sociedade onde os valores fundamentais são exatamente o oposto: - egoísmo, competitividade, isolamento, intolerância, etc.


O

Oposição
Aspecto ou angulação formado entre dois planetas que, no mapa natal, encontram-se separados por uma distância de, aproximadamente, 180º. Esse aspecto normalmente tenso, faz com que as energias dos planetas envolvidos se conflituem, provocando incertezas e dúvidas à pessoa, nos assuntos relativos à significação do planeta.
Orbe
Dá-se o nome de orbe à margem, em graus, válida para considerar a ação de um aspecto (veja o verbete) utilizada na definição dos Aspectos :
  • Conjunção (0°) - 10°
  • Quadratura (90°) - 8°
  • Sextil (60°) - 6°
  • Quincunce (150°) - 3°
  • Trígono (120°) - 8°
  • Oposição (180°) - 8°
Para os Aspectos menores, a orbe é apenas de 1°. Segundo o astrólogo podem considerar-se outras medidas de orbes válidas.

Órbita
Trajetória percorrida por um corpo celeste ao redor do outro, assim como é a trajetória ou órbita da Terra ao redor do Sol. As órbitas não são perfeitamente circulares, mas elípticas. Todos os planetas até Urano, descrevem órbitas concêntricas definindo planos que, duma forma geral não ultrapassam uma inclinação de 8° para norte e para sul do plano da elíptica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário