M

H

Heliocentrismo
Ponto de vista no qual o Sol é o ponto de referência para localização dos astros. Nicolau Copérnico foi o primeiro a lançar esta teoria, por volta de 1530,escrevendo-a num livro chamado De Revolutionibus Orbium Coelestium (Sobre as Revoluções dos Corpos Celestes). Galileu Galilei, nascido em 1564, retomou a teoria do heliocentrismo, afirmando-a mesmo sob pena da Igreja, que o excomungou, sendo absolvido pelo Papa João Paulo II, em 1992.

Hemisfério
Metade da esfera terrestre ou celeste, delimitada pela linha do equador, dividindo o globo em hemisfério norte e hemisfério sul.

Hereditariedade
No estudo de um Mapa Natal convém considerar a ascendência do indivíduo, pois cada Ser humano "reage diferentemente à mesma configuração astral conforme seja príncipe ou pastor", como disse PTOLOMEU. Embora o Sol, as Casas IV e X e seus Regentes naturais, a Lua e Saturno, sem esquecer a Casa VIII (legados) tenham a ver com o assunto, qualquer ponto do tema pode ser importante. Analisando os Mapas Natais de vários elementos da mesma família, frequentemente se encontra o mesmo Signo proeminente (ou seu Regente), não raro contendo o Sol, a Lua e/ou o ASC. O autor conhece uma mãe (muito!) Câncer, de quem nasceram dois filhos, cujos temas mostram a Lua (mãe) em nesse mesmo Signo!

Horóscopo
Palavra que deriva do grego "horus scopus" ou mostrador de horas. É a carta natal de uma pessoa, e que funciona como um relógio, marcando a hora ou o tempo em que podem ocorrer os fatos em sua vida. A interpretação do horóscopo do dia, semana ou mês pode orientar sobre fatos ou eventos, abrangendo um grande número de pessoas. Para identificar o melhor momento para uma pessoa é necessária a análise de seu horóscopo individual.


M
Mal Aspectado
O mesmo que aflição. Diz-se quando um planeta troca um Aspecto desafiador com outro ponto importante do Horóscopo.
Maléfico
São considerados maléficos os planetas e os aspectos que determinam obstáculos e crises. Os planetas maléficos são Marte, Saturno, Urano e Plutão. Os aspectos maléficos ou críticos são as oposições e as quadraturas. (Ver Oposições e Quadraturas)
Mapa Astral
O Mapa Astral, também conhecido como carta ou tema astral ou como mapa, carta ou tema natal é a representação técnica do céu de nascimento de uma pessoa, ser ou acontecimento. Indica as posições dos planetas nos signos e mostra o signo que subia no horizonte leste, onde nasce o Sol, marcando o signo ascendente bem como o Meio do Céu (zênite) e outras casas terrestres. Indica quais os ângulos formados entre os planetas, chamados de aspectos. Através de sua análise, o astrólogo pode compreender a estrutura psicológica, o potencial intelectual, a maneira de sentir e manifestar do indivíduo. Através de técnicas de previsão, usa este mapa para definir as épocas prováveis de acontecimentos e vivências da pessoa no decorrer de uma vida, indicando sua potencialidade e os caminhos para sua realização.
Mapa Composto
Trata-se de um Mapa calculado a partir dos Mapas Natais de duas pessoas. Embora, normalmente, seja solicitado quando existe uma relação emocional, um Mapa composto pode ser levantado para qualquer tipo de relação. Tecnicamente, calcula-se fazendo a média aritmética entre os posições dos dois Sóis, das duas Luas, dos dois Mercúrios, etc.
Por exemplo, se o Sol "dele" está a 12° de Câncer e o Sol "dela" está a 12° de Leão (30° de intervalo), o Sol "da relação", no Mapa composto, deverá ser marcado 15° adiante do Sol dele, isto é, a 27° de Câncer. Este tipo de Mapa fornece indicações acerca do gênero de relação estabelecida pelo casal, sendo que o estudo dos Trânsitos sobre esse documento poderá ser um auxiliar precioso no que toca ao aconselhamento.
Mapa de evento
É o mapa levantado para a hora e local do inicio de um evento: casamento. Inicio de viagem. Inicio de um negocio... Que permite o estudo da possível evolução do evento segundo a interpretação astrológica do mapa.
Mapa de eleição
É a escolha de hora e local para o início de um evento, a partir da vontade de encontrar condições astrológicas ideais para que o evento se desenvolva segundo elas.
Mapa Natal
Também pode ser designado por Horóscopo (o que, segundo a etimologia grega, significa literalmente "observação da hora"), Mapa Astral, Tema Natal, Mapa de Nascimento, Carta do Céu, radix, radical, etc. É a representação gráfica das posições que os planetas ocupam nas suas órbitas num dado momento do tempo, colocando a Terra no centro. Essas posições, quando projetadas no Zodíaco - imagine-se um cinturão rodeando a Terra no plano da elíptica - permitem obter a distribuição dos planetas pelos Signos. É calculado para o lugar e o momento exato em que a pessoa respira pela primeira vez, ou para a ocasião e lugar em que um determinado acontecimento teve início.
Um Mapa Natal pode ser encarado de várias maneiras mas, duas delas, ressaltam do conjunto: - Pode ser visto como um documento que encerra, em linguagem cifrada, as potencialidades, limitações e condicionantes escondidas dentro da semente que qualquer Ser humano é, cada vez que nasce, ou seja, aquilo que poderá vir a ser.
A outra perspectiva considera a Lei da Reencarnação - a qual leva para trás do nascimento a evidência de que somos a soma e a consequência de todas as nossas experiências passadas. Esta opção permite olhar para o Mapa Natal, não exclusivamente como o símbolo daquilo que pessoa é, ou poderá vir a ser, mas como um esquema daquilo que a pessoa foi! Portanto, neste caso, o Mapa Natal indica por que a pessoa nasceu... razão essa que está relacionada com aquilo que fez nas existências anteriores, mas já não se lembra! E, se fez mal, deve corrigir! Por conseguinte, respeitando a Lei do KARMA, vem viver, agora, os efeitos de causas passadas, vem colher aquilo que semeou. Ao mesmo tempo, vivendo, será o sujeito de outras causas, cujos efeitos poderá sentir logo ou não. Plantará, agora, aquilo que colherá mais tarde. E, assim, se enfia mais uma conta no colar!
Se o Mapa Natal mostra as possibilidades que poderão tornar-se reais, ele nada nos diz como tal irá acontecer, em virtude de a opção a tomar sobre qualquer dilema dever ser sempre uma decisão pessoal.
O conhecimento do mapa astral é uma experiência que aconselho a todos, para mim a prova de que nossa vida está intimamente ligada ao sistema solar e ao cosmos independente da nossa ignorância desta dimensão da existência. Experimente que lhe garanto que vai ser muito proveitoso.
A posição da Lua tem a ver com a emoção e o instinto; de Mercúrio com o estilo mental; de Vênus com a forma de amar e de se relacionar; de Marte, com o jeito de agir; de Júpiter, com a forma de se expandir; de Saturno, com a forma de se estruturar e onde temos as maiores dificuldades; de Urano, com o jeito de se transformar; de Netuno, com o estilo da sensibilidade; de Plutão, com a forma de transmutar e aprofundar. O mapa astral é uma fonte de informações importantíssimas para conseguir construir a vida em sintonia com o que temos de original e único.

Mapa Solar
Trata-se de um Mapa de "recurso" que se calcula quando a hora de nascimento é desconhecida. Tecnicamente falando, basta colocar os planetas na roda zodiacal e, a partir do grau onde está o Sol, marcar doze Casas iguais de 30°. Este método permite analisar as relações interplanetárias, mas não pode dar qualquer indicação sobre as áreas (Casas)onde eles "descarregam" as suas ENERGIAS.

Marte
Primeiro planeta exterior, por sua órbita ser externa em relação à Terra e ao Sol. Seu movimento de translação é de aproximadamente 2 anos, permanecendo em cada signo por 2 meses, em média. Rege os signos de Áries e Escorpião. Na mitologia é o Deus da Guerra.
ASTRONOMIA:
Localização - É o quarto planeta a contar do Sol e o primeiro exterior à Terra. Para lá de Marte, situam-se a cintura de asteroides e os gigantes gasosos do Sistema Solar exterior. A sua atmosfera é composta por bióxido de carbono.
Diâmetro - 6.800 Km
Período de rotação - 24 horas e 37 minutos.
Período de translação - 687 dias (cerca de 2 meses por Signo).
Satélites - Fobos e Deimos.
Distância média ao Sol - 149. 600.000 Km.
Velocidade na órbita - 86.760 Km/h.
MITOLOGIA:
Corresponde a Ares, na mitologia grega. Era o deus da Guerra (filho de Júpiter, que o detestava!), cruel e sanguinário, mas também o cobarde que se contorcia com dores e fugia quando era ferido. Na Ilíada, Homero, além de afirmar que os pais o detestavam, refere-se-lhe como sendo a própria encarnação da maldição dos mortais.
Marte, sua irmã Éris (deusa da Discórdia que levou à "sentença de Páris" e, consequentemente, à Guerra de Tróia) e sua filha Combate, sempre marchavam para a luta acompanhados pelo Terror, pelos Estremecimentos e pelo Pânico. Este temeroso grupo, à medida que se movia, levantava atrás de si o som de grunhidos terríficos, enquanto que, da terra, escorriam rios de sangue. Embora os Romanos, conquistadores natos, gostassem mais de Marte do que os Gregos gostavam de Ares, esta é uma entidade que raramente surge nos relatos mitológicos por se tratar de uma PERSONALIDADE imperfeitamente delineada, chegando ao ponto de não ter nenhuma cidade que o venerasse.
ASTROLOGIA:
Regência/Exílio - Áries/Libra. Até à descoberta de Plutão (1930), também regia Escorpião.
Exaltação/Queda - Capricórnio/ Câncer.
Regência Esotérica - Escorpião.
Palavra-chave - Energia.
Período de retrogradação - Entre 9 a 11 semanas, em cada 26 meses.
Idade - Entre os 43 e os 57 anos.
Dia da semana - 3ª feira.
Glifo - Escudo e lança do guerreiro.
OUTRAS REGÊNCIAS:
Reino mineral - Ferro (aço) e hematite.
Reino vegetal - Pimenta. Todas as plantas amargas e venenosas.
Reino animal - Lobo, javali, cão, avestruz, abutre, cobras venenosas e escorpião.
Corpo humano - Cabeça, glóbulos vermelhos, sistema muscular, adrenalina, nervos motores, órgãos externos de reprodução.
E ainda - Terrenos acidentados, barrancos, florestas, quartéis, fortificações, forjas e cozinhas. Todo o tipo de armas e ferramentas, inflamações, acidentes, cortes, ferimentos e queimaduras. A cirurgia, a guerra, a violência e os ácidos.
Chacra - Manipura ou plexo solar. Realização da Essência.
Desenvolvimento da PERSONALIDADE, assimilação dos sentimentos e das experiências, liberdade, autoconfiança, influência e poder, força e plenitude. Intelecto, controle e domínio mental.
As chaves do comportamento sadio do Chacra do plexo Solar e que se harmonizam com Marte, são:
  • afirmar-se;
  • empreender;
  • ser livre;
  • dominar os medos;
  • ser organizado;
  • ser reconhecido pelo seu justo valor;
  • concretizar as potencialidades;
  • ter dinheiro e utilizá-lo numa obra comum (parceria, família, associação, comunidade, grupo...);
  • saber escolher entre o bem e o mal;
  • colocar as suas forças ao serviço dos outros.
Marte representa a forma agressiva do instinto de autopreservação, o desejo de provar-se, a força muscular, o poder executivo e o espírito de iniciativa. É a força que dá vontade de nos destacarmos dos outros, de realçarmos a nossa individualidade e de provarmos o valor próprio, isto é, a forma como usamos a ENERGIA e nos tornamos notados. Assim, poderá ser a agressividade, a rivalidade e a auto-afirmação, a ambição, a combatividade e o desafio. Representa os desejos ardentes, o forte envolvimento com a vida, a impetuosidade, a sexualidade na sua vertente física, o espírito de aventura, a independência, a prontidão para assumir riscos, o espírito de pioneirismo e o gosto pela conquista.
Ora escutemos o que Camael, Senhor de Marte, tem a dizer-nos acerca da coragem, essa característica humana que tanto precisa de ser reorientada: Como a competição assanhada exalta quem detém o maior ego, larga o que te consome e resguarda-te no silêncio - esse dom que gera o desapego! E onde vou eu buscar coragem?
Ousando beber o próprio sumo! Aceita, porém, outros sabores para que ninguém se afaste do seu rumo!
Quando em aflição, Marte, mostra falta de controle, temeridade, fobia pela vitória, imprudência, egoísmo, cólera, crueldade, impaciência, paixão descontrolada, devassidão, destrutividade, violência, brutalidade, primarismo, estupidez, loucura pelo poder e intolerância.

Meio do Céu
Ponto mais elevado de um mapa natal e o ponto mais alto onde estaria o Sol no dia do nascimento de uma pessoa, sendo chamado de Zênite. É a cúspide da Casa 10. Está associado aos objetivos de vida e ao status.

Mercúrio
Planeta mais próximo do Sol. Por nunca se afastar mais que 26º do Sol, ele é de difícil visualização. Seu movimento de rotação tem a mesma velocidade de seu movimento de translação, tendo sempre o mesmo lado voltado para o Sol, fazendo sua temperatura variar entre 400º e –300º. Com um diâmetro de 5.000 quilômetros, é um pouco maior que a Lua. Completa sua translação em torno de 84 dias. Rege os signos de Gêmeos e Virgem.
ASTRONOMIA:
Localização - É o planeta mais perto do Sol, portanto, o mais rápido. Tem menos de metade do tamanho da Terra e é um pouco maior do que a Lua. Como não possui atmosfera (é demasiado pequeno para gerar a gravidade necessária para a retenção de gases), a temperatura na sua superfície, crivada de crateras, oscila entre os 425° positivos e os 180° negativos.
Diâmetro - 4.700 Km.
Período de rotação - 58 dias.
Período de translação - 388 dias (pouco mais de 1 mês em cada Signo).
Satélites - Não tem.
Distância média ao Sol - 59 milhões de Km.
Velocidade na órbita - 172.440 Km/h.
MITOLOGIA:
Equivalente ao grego Hermes. Era filho de Júpiter e seu mensageiro. Para além de um bastão (caduceu), usava um capacete e sandálias aladas para poder voar, tão célere como o pensamento, no cumprimento das ordens de seu pai e Senhor do Olimpo. Considerado o mais astuto de todos os Deuses - era o Chefe dos Ladrões! - deu início à sua "carreira", ainda antes de completar um dia de vida, roubando os rebanhos de Apolo.
Descoberto pelo pai, foi obrigado a restituir o que furtara, mas conseguiu o perdão de Apolo presenteando-o com uma lira que inventara e fizera com uma concha de tartaruga. Mercúrio também tinha como missão conduzir as ALMAS até à sua última morada.
ASTROLOGIA:
Regência/Exílio - Gêmeos e Virgem/Sagitário e Peixes.
Exaltação/Queda - Aquário/Leão.
Regência Esotérica - Áries.
Palavra-chave - Comunicação.
Período de retrogradação - Entre 20 a 24 dias, três vezes por ano. Não se afasta mais do que 28° do Sol .
Idade - Entre os 5 e os 15 anos.
Dia da semana - 4ª feira.
Glifo - Capacete alado de Mercúrio.
OUTRAS REGÊNCIAS:
Reino mineral - Mercúrio.
Reino vegetal - Aveleira e manjerona.
Reino animal - Raposa, macaco, gato, esquilo, papagaio e cobra.
Corpo humano - Braços, mãos, dedos, língua, pulmões, sistemas nervoso e respiratório.
E ainda - Colinas, estradas, meios de comunicação, livros, escolas, bibliotecas, mercados, locais de uso comercial, antecâmaras e corredores. Chacra - Vishuddha, chacra da garganta ou laríngico. Ressonância da Essência. Comunicação e expressão criativa, abertura, independência e inspiração. Acesso ao planos mais subtis do Ser. Receptividade e INTUIÇÃO. Abundância.
As chaves do comportamento sadio do Chacra da garganta e que se harmonizam com Mercúrio, são:
  • saber exprimir os sentimentos e os pensamentos;
  • tomar decisões;
  • dizer a verdade;
  • saber improvisar;
  • desenvolver os talentos próprios;
  • aceitar o desconhecido;
  • abrir-se à escuta;
  • receber;
  • viver no presente;
  • abrir-se ao guia interior.
Mercúrio representa a educação primária, o pensamento, a análise, a classificação e a planificação, a contemplação, o intercâmbio e todas as formas de comunicação. A sua vontade inata vai no sentido de classificar os fatos e as experiências, organizá-los, estudá-los e analisá-los tendo como objetivo a assimilação. Além disso, gosta de reconhecer e absorver os motivos inconscientes, quer através da MEDITAÇÃO e da análise consciente, quer vendo-se refletido nos outros, através de contatos. Tende a unir o que está separado (ligação do consciente com o INCONSCIENTE).
Simboliza a eloquência, a rapidez mental nos debates e o desejo de conhecimento, o interesse (curiosidade) por novas idéias, conceitos e teorias. Poderá denotar um sistema nervoso muito sensível e atitudes aceradamente críticas, assim como intranquilidade, esquecimento, irritabilidade, irresolução, inveja, astúcia, inconfiabilidade, superficialidade, tendência para a mentira e tagarelice.
Uma das características mais desagradáveis de Mercúrio é o cepticismo, principalmente quando aparece como Regente de Virgem. Porém, o cepticismo decorre da mente racional. E como, nos últimos séculos, não temos feito outra coisa senão desenvolver essa parcela do corpo mental, (repare-se que Virgem faz POLARIDADE com Peixes, o Signo da Era da qual estamos a sair, ao longo da qual se encarou a Vida como um mecanismo susceptível de ser compreendido através das leis do plano físico), perguntemos a Micael, Senhor de Mercúrio, o que tem a dizer-nos sobre o assunto: Quem está de pé atrás é um cego que despreza o que não quer ver?
Sim, embora o cepticismo sempre anteceda a fase de crer. Não sejas crente porque a espiritualidade está na moda... Como poderia estar, se não tem nada de recente?

Meridiano
Linhas (círculos) imaginárias que ligam o Pólo Norte ao Pólo Sul e dividem a Terra em hemisférios lestes e oestes. Em Astrologia consideram-se importantes o meridiano de Greenwich, que marca o fuso horário zero e o meridiano do lugar de nascimento, a linha que une Meio do Céu e Fundo do Céu.

Morte
Na opinião do autor, um Ser humano morre tanto quanto morre uma gota de água quando passa do estado líquido ao estado gasoso! Ou seja, não morre. No caso de querer saber-se se o momento da morte está marcado no Mapa Natal, o autor inclina-se pela negativa. Nem sequer é o único. Alexander Ruperti diz que "a razão pela qual a época da morte não parece estar claramente registada no Mapa Natal, deve-se ao fato de que o momento real da desintegração do corpo não é, espiritualmente, o momento mais significativo. Muitas pessoas cujos corpos estão organicamente vivos estão "mortos" interiormente, e algumas cujos corpos não funcionam, estão realmente "vivas". Apesar disto, o Mapa do Retorno Solar pode fornecer algumas indicações de anos "críticos", embora, aqui, entre em cena o chamado "fator idade". Alexandre Volguine, divulga que, estatisticamente, há cinco ocorrências que apontam nesse sentido:
  • 1)Sol na Casa VIII do retorno solar
  • 2)ASC natal na Casa VIII do retorno solar
  • 3)ASC do retorno solar na Casa VIII natal
  • 4)ASC do retorno solar igual ao ASC natal
  • DC natal no ASC do retorno solar.
Mutáveis (signos)
Modo de expressão e comportamento dos signos. São signos que correspondem ao término de uma estação, onde já iniciam as fases de transição para uma nova e diferente expressão, conferindo essas mesmas características às pessoas nascidas nessa época(ver Estações do Ano). Para cada período mutável da estação, há a correspondência de um signo de cada elemento. Seguindo a relação de hemisfério norte/sul, temos os seguintes signos mutáveis :
Gêmeos (Ar/Mutável). fim da primavera/outono
Virgem (Terra/Mutável).fim do verão/inverno
Sagitário (Fogo/Mutável). fim do outono/primavera
Peixes (Água/Mutável). Fim do inverno/verão

Nenhum comentário:

Postar um comentário