Q R

Q

Qualidades
Diz-se dos quatro Signos agrupados sobre as denominações de Cardeais, Fixos e Mutáveis. A sua distribuição na roda zodiacal forma uma cruz: Na cruz Cardeal (correspondente aos Signos Cardeais: - Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), o indivíduo orienta-se para o atendimento das exigências e necessidades da vida diária. Deseja ser notado, porque a CONSCIÊNCIA está envolvida com o próprio desenvolvimento.
Na cruz Fixa (correspondente aos Signos Fixos: - Touro, Leão, Escorpião e Aquário), o indivíduo prefere ter como prioridade a satisfação das necessidades internas e ouvir a voz interior, deixando para o mundo exterior um papel secundário. Interessa-se pouco pelo desenvolvimento unilateral da Consciência e, assim, opta pela integração dos conteúdos do INCONSCIENTE.
Na cruz Mutável (correspondente aos Signos Mutáveis: - Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes), o indivíduo oscila entre as duas posições anteriores, ou seja, orienta-se para a satisfação das questões externas ou internas, consoante a tônica do momento. Poderá haver indecisão e tender a ser mais reativo do que ativo. Pode expressar-se numa via progressiva ou regressiva, ou manter-se imóvel entre uma posição e outra. Esta dualidade, além de lhe dar mobilidade e desejo de mudança, permite-lhe fazer transições e conseguir a união dos opostos.

Quadratura
Aspecto ou angulação entre dois planetas que, no mapa natal, estão a uma distância aproximada de 90º. É considerado um aspecto maléfico, provocando crises e dificuldades, mas possibilitando evolução e aprendizado.

Quadruplicidade
Classificação dos signos de acordo com seus modos. Quadruplicidade Cardinal: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Quadruplicidade Fixa: Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Quadruplicidade Mutável: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

Quíron
Era um Centauro, filho de Saturno e da ninfa Filira. Dispunha de grande sabedoria e conhecimento acerca dos remédios naturais. Aquiles e Hércules foram seus discípulos. Chamam-lhe o Curador Ferido porque sofria de uma ferida incurável, adquirida numa rixa entre Centauros onde Hércules esteve envolvido. Portanto, ele curava os outros, mas não podia curar-se a si mesmo. 
Na Astronomia, trata-se de um planetóide cuja órbita, algo excêntrica, está entre as de Saturno e de Urano. Foi descoberto em 1977.
Astrologicamente, a sua simbologia baseia-se na posição que a sua órbita ocupa entre e de Saturno (símbolo do Passado e da força que desagrega as formas para que evoluam e não cristalizem) e a de Urano (símbolo do FUTURO). Assim, Quíron poderá "proporcionar" ao nativo que o tenha proeminente no Mapa Natal, a capacidade de renovar estruturas, de dar forma (Saturno) às idéias renovadoras, orientadas para o Futuro (Urano). Outra vertente da sua simbologia diz respeito à condição de Curador Ferido: - os assuntos da Casa e os arquétipos do Signo onde está colocado, poderão ser vivenciados de acordo com essa clivagem. O nativo poderá prestar inestimáveis serviços numa determinada área, mas terá algumas dificuldades em beneficiar deles pessoalmente.
Neste momento ainda não se chegou a acordo sobre a sua Regência. Na lista estão Sagitário (também ele um Centauro, amante do conhecimento superior), Virgem (com o seu sentido de purificação, CURA e auto-aperfeiçoamento) e Escorpião (a "fatalidade" de sofrer condicionantes inultrapassáveis, contra as quais luta e que, por isso mesmo, poderão fazer-lhe a vida num "inferno").
E já que falamos de uma figura imortal, vejamos o que o Arcanjo Metratão, Senhor de Netuno, ensina sobre a imortalidade: Iluminar é apenas praticar o perdão! Medita nesta verdade e aprende que, quem perdoa, é filho do Todo maior! Então, ser imortal não é sonho, é condição? Quem foge da vontade do Pai, foge do Espírito e a Alma só vê negro ao seu redor! Como a ignorância é a vergonha do equilíbrio, sabe que é falso o conceito de morrer!

R

Recepção mutua
Se dice que dos planetas están en "recepción mutua" cuando ocupan signos gobernados recíprocamente, cada qual no Signo que o outro rege. Ejemplo: si Júpiter está en Aries (tradicionalmente gobernado por Marte) y Marte en Piscis (tradicionalmente gobernado por Júpiter) los dos planetas están en recepción mutua y se refuerzan uno a otro en beneficio del sujeto, aumentando los eventuales efectos positivos o reduciendo los negativos.

Regências
Regências ou dignidades é um sistema que associa os planetas aos signos segundo as suas afinidades ou diferenças. Assim no mapa natal, o planeta pode estar em domicílio, em exílio, em exaltação ou em declínio. (Veja Estado Cósmico de um planeta e Domicílio, Exílio, Exaltação e Declínio)
Se quiser aprofundar esta questão, leia o excelente livro "Arquétipos do Zodíaco", de Katheleen Burt, da Ed. Pensamento.

Regência
Também chamada domicílio. É uma das Dignidades. Trata-se da situação de um planeta em relação àquele Signo onde o seu "poder" é mais forte, onde é mais poderosa a sua "influência". Por exemplo, a natureza combativa e corajosa de Áries, está em perfeita harmonia com o dinamismo e a impetuosidade de Marte, seu Regente; Júpiter é Regente de Sagitário, porque a sua natureza expansiva sintoniza perfeitamente com a essência alegre e optimista desse Signo.

Regente esotérico
Para além do Regente Mundano (Marte para Áries, Vênus para Touro, etc), cada Signo tem um outro Regente, chamado Esotérico. Este, tem um "função" totalmente diferente, pois encara os Signos numa perspectiva de EVOLUÇÃO espiritual. Os seus significados são, por isso, mais elaborados e profundos.
Por exemplo, por que será que Vênus é o Regente Esotérico de Gêmeos? Quem encarar Gêmeos através do seu Regente Mundano, Mercúrio, dirá que se trata de um Signo mental, racional, analítico, superficial, instável, saltitante, e que, por vezes, tem dificuldade em lidar com os sentimentos. Acrescentará que, devido aos seus anseios de liberdade, pode ser renitente em assumir compromissos. Vemos, portanto, que o seu desafio, em termos de evolução, é não intelectualizar os sentimentos e aprender que um relacionamento não lhe rouba a liberdade. Ora, sentimentos e compromissos afetivos são, precisamente, dois dos tópicos básicos da simbologia de Vênus... seu Regente Esotérico! Portanto, a deusa do AMOR é a chave essencial para Gêmeos transcender as suas limitações naturais no campo dos afetos.
Entre os Regentes Esotéricos surgem, inclusivamente, planetas sem existência física no Sistema Solar (Vulcano), e a própria Terra, que não faz parte das dez energias usadas em Astrologia:

Áries
Marte
Mercúrio
Touro
Vênus
Vulcano
Gêmeos
Mercúrio
Vênus
Caranguejo
Lua
Netuno
Leão
Sol
Sol
Virgem
Mercúrio
Lua
Libra
Vênus
Urano
Escorpião
Plutão
Marte
Sagitário
Júpiter
Terra
Capricórnio
Saturno
Saturno
Aquário
Urano
Júpiter
Peixes
Netuno
Plutão

Retificação
Já que é muito raro as pessoas conhecerem, com exatidão, a sua hora de nascimento, torna-se necessário fazer a retificação do Mapa Natal. Esta operação pode fazer-se considerando os fatos mais importantes da vida do nativo e relacionando-os com os Trânsitos e Progressões pelos quatro Ângulos (ASC, DC, MC e FC).
Outro método eficaz e rápido, é contar os graus entre um Ângulo e um planeta (ou vice-versa), e fazê-los corresponder ao mesmo número de anos. Se a idade de algum acontecimento marcante, relacionado com a essência do planeta e do Ângulo em causa, não coincide com o número de graus contados, então, o Mapa precisará de retificação.

Retorno Solar
Retorno Solar ou Revolução Solar. Trata-se de um mapa que se levanta, todos os anos, para o minuto em que o Sol passa exatamente no ponto onde estava quando a pessoa nasceu. Isto nada tem a ver com o minuto de nascimento, já que, a cada ano, o Sol passa nesse ponto, sempre a horas diferentes.
Pode até acontecer que essa passagem ocorra no dia anterior, ou no dia seguinte, à data de aniversário. Este Mapa - uma vez relacionado com os Trânsitos e Progressões que ativam o Mapa Natal - dá indicações interessantes sobre o "ambiente" que envolverá a pessoa até ao próximo aniversário.

Retrógrado
É um planeta que, ao ser observado, causa a impressão de que está andando para trás. Alguns astrólogos consideram sua influência negativa, sinônimo de adversidades e obstáculos. A Astrologia Cármica parte do pressuposto de que os planetas retrógrados são indicativos de problemas vindos de existências passadas.

Revolução Solar
Técnica de previsão que se baseia no retorno do Sol à mesma posição do dia do nascimento da pessoa. Nesse instante, é levantado um novo mapa e sua interpretação terá significado pelo período de um ano, quando ocorre outra revolução solar. O retorno do Sol à mesma posição do dia de nascimento ocorre a cada ano, marcando o aniversário do indivíduo.

Roda da Fortuna
É o ponto focal onde se expressa a força gerada pelo relacionamento entre o Sol, a Lua e o Ascendente, a trindade básica de qualquer interpretação astrológica. A Roda da Fortuna diz-nos onde o nativo poderá ter uma sensação de "felicidade", de sincronismo entre a sua vida e o Destino. Para que isso aconteça, porém, deve respeitar os valores da Casa e o grau do Signo onde está. A Roda da Fortuna calcula-se somando a Longitude da Lua com a do ASC, e subtraindo a do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário