P

P

Planeta
O termo quer dizer "errante".
Na Astrologia, é muito comum, usar a palavra planeta para denominar também ao Sol e a Lua. Assim, as vezes, ao falar dos planetas, inclui-se os planetas, planetas anões e ao Sol e a Lua.
Astronomicamente, os planetas são os corpos celestes que giram em torno do Sol refletindo a sua luz. No seu conjunto, formam o Sistema Solar. Podem ser divididos em: a Interiores (girando entre a Terra e o Sol):
    • Mercúrio e Vênus. a Exteriores (girando para além da Terra):
    • Marte, Júpiter, Saturno, (Quíron), Urano, Netuno. a Anões:
    • Plutão, Eris, Sedna, Varuna, Qouoar
O estudo das suas posições planetárias, quer no momento do nascimento (Mapa Natal), quer ao longo da vida da pessoa (Trânsitos e Progressões), constitui a base da pesquisa astrológica.
Considerando as suas velocidades orbitais, os planetas mostram os seguintes tempos de ciclo:

Lua e Planetas 
ciclo
Lua
28 dias
Mercúrio
88 dias
Vênus
224 dias
Marte
22 meses
Júpiter
cerca de 12 anos
Saturno
de 28 a 30 anos
Urano
cerca de 84 anos
Netuno
cerca de 185 anos 
Plutão
cerca de 248 anos 
Astrologicamente, os planetas dividem-se em:
a) Pessoais ou do consciente:
Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte;
b) Sociais ou intermédios:
Júpiter e Saturno;
c)Impessoais, do INCONSCIENTE ou transaturninos:
Urano, Netuno e Plutão.
Os astrônomos da União Astronômica Internacional (IAU) chegaram a uma nova definição de planeta em sua 26ª Assembléia Geral de 24 de agosto de 2006, em Praga constituida por mais de 2.500 cientistas de 75 países---+++++ .
A nova definição diz que os planetas e seus corpos no Sistema Solar ficam definidos em três categorias:
Primeira categoria Planeta Um planeta é um corpo celeste que está em órbita ao redor do Sol, que tem massa suficiente para ter gravidade própria para superar as forças rígidas de um corpo de modo que assuma uma forma equilibrada hidrostática (redonda) e que definiu as imediações de sua órbita.
Segunda categoria Planeta anão Um planeta anão é um corpo celeste que está em órbita ao redor do Sol, tem suficiente massa para ter gravidade própria para superar as forças rígidas de um corpo de modo que assuma uma forma equilibrada hidrostática (redonda ), mas que não definiu as imediações de sua órbita e que não é um satélite.
Terceira categoria Todos os demais objetos que orbitam ao redor do Sol são considerados coletivamente como 'corpos pequenos do Sistema Solar.
Saiba como são batizados os novos planetas
Segundo o Professor Roberto Costa, do Departamento de Astronomia da USP, não há uma regra definida para nomear os novos planetas do Sistema Solar. "Primeiro vamos ter de esperar a definição do que é planeta", diz o professor.
Apesar dos planetas já conhecidos terem recebido nomes vindos da mitologia grega, novos objetos descobertos recentemente não seriam esta regra. 
Sedna e Quaoar, por exemplo, foram batizados com nomes da mitologia esquimó pelos seus descobridores. Ambos são maiores do que Plutão e estão mais longe do Sol do que este planeta.
"Existe, na IAU, uma série de comissões, e uma delas é responsável pelos nomes que são dados aos novos astros descobertos. Normalmente, o grupo que descobriu o astro propõe o nome e a IAU o aprova", explica Costa. "Para isso, há algumas regra a serem seguidas, que variam de acordo com o tipo de astro a ser batizado", completa.
As regras para nomear planetas menores, por exemplo, pedem que o nome tenha no máximo 16 letras; seja de preferência uma única palavra; seja pronunciável em várias línguas; não seja ofensivo e nem muito parecido com o nome de algum outro astro. Além disso, nomes de animais de estimação não são recomendáveis, assim como nomes de apelo comercial. Não dá para chamar um planeta menor de Totó ou Coca-cola...
O site da IAU ainda traz algumas observações curiosas a respeito do "batismo" de planetas menores: "O descobridor de um objeto tem o privilégio de sugerir um nome para o Comitê especial da IAU, que irá julgá-lo. Ao contrário do que foi dito recentemente pela mídia, não é possível comprar um planeta menor. Se você quer dar um nome a um planeta menor, o melhor conselho que podemos dar é 'Vá lá fora e descubra um!'".
Versão oficial da resolução
Resolution 5A The IAU therefore resolves that planets and other bodies in our Solar System be defined into three distinct categories in the following way:
  • (1) A planet is a celestial body that (a) is in orbit around the Sun, (b) has sufficient mass for its self-gravity to overcome rigid body forces so that it assumes a hydrostatic equilibrium (nearly round) shape, and (c) has cleared the neighborhood around its orbit.
  • (2) A "dwarf planet" is a celestial body that (a) is in orbit around the Sun, (b) has sufficient mass for its self-gravity to overcome rigid body forces so that it assumes a hydrostatic equilibrium (nearly round) shape, and (c) has not cleared the neighborhood around its orbit and (d) is not a satellite.
  • (3) All other objects orbiting the Sun, excluded satellites, shall be referred to collectively as “Small Solar System Bodies”.
Notes:
  1. The eight planets are: Mercury, Venus, Earth, Mass, Jupiter, Saturn, Uranus and Neptune.
  2. An IAU process will be established to assign borderline objects into either dwarf planet and other categories.
  3. The other objects include most of the Solar System asteroids, most Trans-Neptunian objects (TNOs), comets and other small bodies.
Resolution 6A
The IAU further resolves:
Pluto is a dwarf planet by the above definition and is recognized as the prototype of a new category of trans-Neptunian objects.

Planeta anão
Um planeta anão é um corpo celeste que está em órbita ao redor do Sol, tem suficiente massa para ter gravidade própria para superar as forças rígidas de um corpo de modo que assuma uma forma equilibrada hidrostática (redonda ), mas que não definiu as imediações de sua órbita e que não é um satélite.

Planetas Ascendentes (Em Elevação). Astrologia Horária
Planetas na primeira casa que estão se elevando em direção ao Ascendente (o interrogante) geralmente indicam o que está vindo na vida da pessoa que faz a pergunta. Os benéficos indicam coisas boas e os maléficos trazem tensão e stress. Especificamente, os seguintes significados aplicam-se freqüentemente: Mudanças da Lua, condições flutuantes, viagem. Tensão de Marte, briga, conflito, acidente, inflamação, cirurgia. Demora de Saturno, restrição, parada, obstáculo, dificuldade. Urano, coisas inesperadas ou súbitas, separação, quebras, divórcio. Netuno, decepção, confusão, auto-decepção, intriga, emocionalismo, impraticabilidade, choradeira, chateação, espiritualidade. Plutão, transformações, experiências intensas, desenraizamento. (Barclay diz que Plutão representa "ejeção" "trazer à luz" em qualquer casa de um mapa horário.

Planeta Benéfico
Um planeta que beneficia. Em horária são, tradicionalmente Vênus (o menos benéfico) e Júpiter ( o grande benéfico). Além desses, a Parte da Fortuna e o Nodo Norte da Lua são considerados benéficos assim como várias estrelas fixas, principalmente Regulus e Spica.

Planeta Direto
Diz respeito ao sentido do movimento dos planetas, por oposição ao sentido Retrógrado ou anti-horário.

Planeta Dispositor
O "dispositor" de um planeta é o regente do signo onde se encontra. Assim o dispositor do Sol em Virgem seria Mercúrio.
Ele indica os padrões de imposição e controle sobre esse planeta, manifesto nos desafios e significados da casa onde ele, o dispositor, se encontra.  Assim se Mercúrio estiver na casa IX, as questões relacionadas a viagens, estudos superiores, relação com estrangeiros podem ser consideras como fundamentais pelo nativo. No caso de Mercúrio estar em oposição com Marte. O nativo pode viver com intensidade a questão de tomar decisões, tipo pode sofrer o drama de falar uma coisa e fazer outra.
O dispositor de um planeta, desde a casa em que se encontra e a situação astrológica que tenha, influencia a situação e manifestação do planeta (que é dispositor), independente de formarem aspecto entre si.
É como quando vamos a viver na casa de outra pessoa. De uma maneira o outra a situação do dono da casa vai influenciar na nossa vida. Tenha em conta desde aspectos objetivos como a arquitetura, as pinturas das paredes, os objetos presentes, o jardim até os subjetivos, o que aconteceu na casa, relacionamento com vizinhos, etc.
Por isso ao estudar um planeta devemos estudar também a situação do seu dispositor.
É interessante também estudar a sequência dos dispositores até chegar ao dispositor final de uma determinada sequência de planetas. Este dispositor final tem um significado especial no mapa potencializando com sua situação astrológica características significativas da personalidade. O dispositor final de um grupo de planetas sempre está no signo que ele rege. Podem existir vários dispositores finais num mapa.

Planeta dominante (veja dominante)

Planeta Retrógado
Os planetas deslocam-se no espaço com velocidades variadas, e a duração da sua órbita é tanto maior quanto mais afastada está do Sol. Devido a este fato, quando observados da Terra, os planetas dão a sensação de que, ciclicamente, começam a perder velocidade, param e invertem o sentido do seu movimento. Este movimento "Retrógrado" é, evidentemente, uma ilusão de óptica para quem faz a observação, pois, na realidade, cada planeta mantêm a sua velocidade constante.
Esta aparência deve-se ao fato de a Terra também respeitar a sua velocidade específica (107.000 Km/h!) e, periodicamente, "ser ultrapassada" pelos planetas interiores, mais rápidos (Mercúrio e Vênus), ou "ultrapassar" os exteriores (todos os outros), que são mais lentos. A situação é similar à ilusão de quando, numa estação de comboios, a carruagem do lado se move em sentido contrário àquele em que viajamos mas, no entanto, parece-nos que somos nós que estamos a andar para a frente.
Quando uma pessoa nasce num desses períodos em que determinado planeta está "a andar para trás", o Mapa Natal vai mostrá-lo Retrógrado (um pequeno "R" surge junto do seu glifo). Isso significa que a sua ENERGIA está "invertida", como que virada para dentro, sugerindo um processo de educação ou adequação até que passe a fluir naturalmente. No caso de Marte Retrógrado (que, quando está Direto, tende a extraverter a sua energia), o dinamismo e o espirito de iniciativa poderão ser expressos com mais dificuldade; essa pessoa, por exemplo, poderá recusar as atividades desportivas ou o que implique grandes esforços no nível físico.

Planetas Femininos
Tradicionalmente a Lua e Vênus. Em adição, Mercúrio é feminino quando ligado a um planeta feminino e masculino quando ligado a planeta masculino.

Planetas Lentos
Planetas que têm o movimento de translação muito extenso. Júpiter (em média 12 anos), Saturno (em média 29 anos), Urano (em média 84 anos), Netuno (em média 163 anos) e Plutão (em torno de 250 anos).

Planetas Masculinos
Tradicionalmente o Sol, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão. Também Mercúrio, quando em conjunção ou em aspecto com um planeta masculino.

Planeta Peregrino
Estrangeiro; sem dignidade essencial. Um planeta peregrino é aquele que não tem dignidade essencial na sua posição corrente no zodíaco. Um planeta em qualquer de suas debilidades sem dignidade essencial também é considerado peregrino. Uma recepção mútua por signo ou exaltação pode terminar com a debilidade do estado de peregrino por dar ao planeta troca de status com uma de suas dignidades (embora permaneça peregrino).
Em Astrologia Horária, planetas peregrinos na 2a casa ou em uma casa angular podem representar um ladrão. Quando tais planetas estão em recepção mútua, eles podem indicar que o ladrão mudou de localização. (Alguns astrólogos modernos, como Hubers e Noel Tyl tem chamado planetas sem aspecto de "peregrinos". Esta redefinição desafortunada de um termo clássico amplamente usado pode confundir os estudantes).

Planetas Rápidos
Planetas que têm o movimento de translação próximo ao da Terra. Marte (cerca de 2 anos), Vênus (por volta de 9 meses), Mercúrio (por volta de 84 dias) e os luminares: Lua, cerca de 28 dias e o Sol, 1 ano. Aniversários planetários
É costume celebrarmos todo ano o dia do nosso nascimento. Nesse dia, o Sol está na posição que estava quando nascemos. Do mesmo jeito, quando um planeta está na mesma posição de quando nascemos, estamos fazendo aniversário desse planeta.
Todo ano fazemos aniversário solar, de Mercúrio e de Vênus. Todo mês fazemos aniversário lunar, cada dois anos temos aniversário de Marte, cada onze anos temos aniversário de Júpiter; cada 28 anos, de Saturno. Olha a quantidade de festas que podemos celebrar ressaltando qualidades importantes da nossa personalidade (imagina os rituais de Vênus e de Marte!).
Faça questão de celebrar seus aniversários planetários, o jeito você escolhe. Pode ser que quando criança não tivemos as festas que gostaríamos, mas agora que você é adulto, a sua festa só depende de você. A autoestima e o amor próprio é a chave da nossa felicidade.

O que é o planeta regente?
Cada um dos planetas visíveis a olho nu recebe o comando ou o domínio de dois signos zodiacais: Mercúrio, de Gêmeos e Virgem; Vênus de Touro e Libra; Marte, de Áries e antigamente Escorpião; Júpiter, de Sagitário e antigamente de Peixes; Saturno, de Capricórnio e antigamente de Aquário.
O Sol e a Lua, dominam apenas um signo respectivamente. Leão é regido pelo Sol e Câncer pela Lua.
Na atualidade, na medida que foram descobertos os novos planetas foram substituindo a regência dupla dos planetas vistos a olho nu: Urano rege Aquário; Netuno, Peixes e Plutão, Escorpião.
A posição no mapa onde se encontra um planeta regente indicará a potência desse signo no mapa.

O planeta regente tem a importância do dono de uma casa. Dependendo de como ele é, estará o astral da casa. Conforme ele se apresenta, sabemos como lida com sua propriedade.

Um planeta que está transitando um signo no qual não tem a menor relação, é chamado de planeta peregrino, o que dá bem a ideia de alguém que está de passagem por algum lugar onde não detém nenhum comando.

O que é Dispositor de um planeta?
O "dispositor" de um planeta é o regente do signo onde se encontra. Indica os padrões de imposição e controle sobre esse planeta, manifestos nos desafios e significados da casa onde ele, o dispositor, se encontra. O dispositor de um planeta, desde a casa em que se encontra e a situação astrológica que tenha, dirige as indicações deste planeta, independente de formarem aspecto.
É como quando vamos a viver na casa de outra pessoa. De uma maneira o outra a situação do dono da casa vai influenciar na forma que vivemos em sua casa, já começa com a arquitetura e astral da casa.

Previsão e pronóstico

Quais são as técnicas astrológicas de prognóstico de futuro? Elas realmente funcionam?

Como a astrologia é uma linguagem em que cada um dos seus elementos constituintes tem uma função significadora no conjunto, é fácil seguir a linha de desdobramento de um determinado padrão planetário com vistas a sondar seu desdobramento no tempo. No fundo, as técnicas de prognóstico astrológicas servem para facilitar uma das funções mais importantes dessa arte, que é a de auxiliar a pessoa a ter todos os dados em mãos para poder escolher, com mais conhecimento, o caminho a seguir. Uma vez eleito, esse caminho é representado pelos ciclos planetários, e seu desdobramento irá indicar os possíveis cenários de futuro com relação ao assunto.

Existem muitas técnicas, que variam de acordo com a época histórica. A revolução solar, uma das mais utilizadas, marca o dia, hora e minuto em que o Sol em trânsito passa pelo mesmo grau em que estava quando uma pessoa nasceu. Esta técnica objetiva a averiguação das áreas da vida que estão em primeiro plano na época do aniversário de uma pessoa, e indicam o ciclo de atividades dela pelo período do aniversário até o próximo. É uma técnica que ficou em voga durante o renascimento europeu e vem sendo utilizada desde então.

Existem outras técnicas, tais como progressão primária, secundária ou direção secundária. A progressão primária remonta aos tempos de Ptolomeu, no século II depois de Cristo, mas foi aos poucos sendo abandonada pela dificuldade de elaboração dos cálculos. Keller e Tycho Brahe, dois importantes estudiosos da física do Renascimento, utilizavam este método de análise astrológica. Já as progressões secundárias são mais difundidas e seu cálculo bem mais simples. Muito utilizadas pelos povos europeus, comprovam sua eficácia no decorrer dos anos.

A técnica grega dos cronocratores, utilizada até fins da Idade Média, ou a Fardarat de origem persa são técnicas antigas da astrologia que, embora eficazes, caíram em desuso. Nos últimos anos da década de 90, estudiosos no mundo todo têm recuperado antigas técnicas em programas de computador. Normalmente, os astrólogos escolhem aquelas com as quais operam melhor, seja pela familiaridade ou por seus resultados.

O que é um trânsito planetário?

Quando um planeta desenvolve sua trajetória pelo Sol, aparentemente descreve uma rota no zodíaco, ou seja, a faixa de constelações que ficam na área da eclíptica. Esta faixa eclíptica tem cerca de 16 graus de largura e ocupa a zona celeste por onde os planetas parecem transitar nas constelações, que deram origem aos signos zodiacais. Passados muitos séculos, signos e constelações já não têm mais relação uns com os outros, por causa da precessão dos equinócios. Assim, quando um astrólogo diz que Vênus está transitando Peixes, ele está dizendo que o planeta Vênus está naquele momento passando na região celeste do signo de Peixes.

Os planetas evoluem em torno do Sol em tempos diferentes. Isso depende de uma série de fatores que a física explica. A Lua, por exemplo, transita um signo inteiro de 30o em dois dias. Já Plutão, o planeta mais longínquo do sistema solar, chega a demorar anos em um mesmo signo.

A observação dos trânsitos planetários faz parte do trabalho diário do astrólogo, pois é com base neles que são escolhidos os dias mais favoráveis para empreender esta ou aquela atividade. Além disso, o estudo dos trânsitos planetários com referência ao mapa natal confere o timing adequado aos momentos de focalização neste ou naquele assunto da vida. Por isso, os trânsitos dos planetas são um recurso importante no trabalho do astrólogo. 

O que é dignidade planetária?
A regência planetária determina a qualidade da força do planeta, onde ele se encontra no mapa astral(signo e casa). A situação de maior potência é o domicílio (quando o planeta está no seu próprio signo regente), em seguida a exaltação (quando o planeta está em um signo que no rege, mas cuja vibração é harmônica com ele).
Quando o planeta está em exílio, ele perde potência. Quando está em queda, a sua potência está consideravelmente diminuída mais não tanto quanto o exílio.
Nem sempre os 12 signos do zodíaco apresentam as quatro situações. Outra forma de verificar a força ou a fraqueza de um planeta é observar se ele está ou não na triplicidade, um conceito antigo que também pode se aplicar na análise da situação dos planetas.

Confira a tabela abaixo e conheça as dignidades planetárias de cada signo


Signo
Domicílio/
Regência
Exaltação
Queda
Exílio/
Detrimento
Áries
Marte
Sol    Plutão
Saturno
Vênus
Touro
Vênus
Lua
Plutão
Marte
Gêmeos
Mercúrio
Cabeça Dragão


Júpiter
Câncer
Lua
Júpiter
Marte
Saturno
Leão
Sol
Netuno?
Plutão?
Saturno
Virgem
Mercúrio
Mercúrio
Vênus
Júpiter
Libra
Vênus
Saturno
Sol
Marte
Escorpião
Marte/Plutão
Urano?
Lua
Vênus
Sagitário
Júpiter
Cauda Dragão


Mercúrio
Capricórnio
Saturno
Marte
Júpiter
Lua
Aquário
Saturno/Aquário
Plutão?


Sol
Peixes
Júpiter/Netuno
Vênus
Mercúrio
Mercúrio


O que é movimento retrógrado?
Os planetas giram em torno do Sol em velocidades diferentes. Do ponto de vista de quem está na Terra, parece em determinado momento que um planeta está "andando para trás", isso é resultado do movimento do planeta relativo a Terra que também se move em relação ao Sol, é como quando vamos num carro e passamos a outro que se move a menos velocidade, para nós o carro que passamos está se movimentando para trás.
Para a astrologia, um planeta que "anda para trás" está retrogradando, ou seja, está indicando uma possibilidade de reavaliação de um tema, geralmente ligado ao signo e casa em que o planeta retrograda.
Exemplo Mercúrio retrogrado indica que podemos viver uma segunda chance de entender ou reaver objetos perdidos ou chama atenção no trato com assinaturas e acordos, processos e abertura de sociedades, acertos verbais e tudo que é escrito, pois quando Mercúrio retrograda, pensamos estar corretos mas cometemos pequenos erros de distração. Em alguns países, os astrólogos publicam pequenos calendários onde os dias em que Mercúrio está retrógrado constam em vermelho, como se fosse domingo.


Quando um planeta está debilitado?
Quando um planeta ingressa em um signo em que sua força diminui, ele se encontra debilitado. As funções que o planeta representa ficam comprometidas. O planeta "opera" de uma forma "aflita" ou constrangida, como quando vestimos uma roupa que nos faz sentir tolhidos e constrangidos. Desde a mais antiga era, os planetas foram distribuídos em signos nos quais se encontram mais ou menos "à vontade", mais fortes ou mais fracos. Os termos antigos empregados são planeta em domicílio, exaltação, exílio ou queda. Os dois últimos termos aplicam-se quando o planeta transita um signo em que está debilitado, enquanto que as duas primeiras situações ocorrem quando os planetas transitam signos em que estão fortalecidos, em "dignidade". Em muitas ocasiões, um planeta debilitado torna os assuntos relacionados a ele mais difíceis, com mais obstáculos e com resultados duvidosos. Nos rumos da astrologia horária e eletiva, a dignidade dos planetas é tema de atenção constante, enquanto que na astrologia voltada para análise da carta astrológica de nascimento, a "fraqueza" planetária pode ser "compensada" e "trabalhada" ao longo da vida, minimizando seus fatores complicadores


Parte Árabe (Lote)
Ponto significativo na Eclíptica cuja posição deriva da combinação de outros pontos significativos ou de planetas. Por exemplo, a Parte da Fortuna é o ponto tão distante do Ascendente quanto a Lua é do Sol; Pars Fortunae era considerada o "horóscopo (Ascendente) da Lua". Muitas partes não são verdadeiramente arábicas. Os astrólogos árabes elaboraram as listas de Partes (ou Lotes) que herdaram do antigo Egito, da Babilônia e das fontes gregas.
Parece ser pouco conhecida a origem da partes árabes (também designadas por "rodas"), embora se presuma que o sistema foi desenvolvido pelos árabes durante a Idade Média, cuja cultura realçava os conceitos matemáticos e a arte geométrica. Na Europa, nunca tiveram grande aceitação, exceto no que toca à Roda da Fortuna. Estes pontos são indicadores sensíveis num Mapa Natal. No cálculo intervêm as Longitudes de dois planetas e a do Ascendente (ASC):
  • Parte da Fortuna : ASC+Lua-Sol
  • Parte do Espírito: ASC+Sol-Lua
  • Parte do Amor: ASC+Vénus-Sol
  • Parte do Destino: ASC+Saturno-Sol
  • Parte da Astrologia: ASC+Mercúrio-Urano
Paralela de Declinação
Isto ocorre quando dois planetas estão no mesmo número de graus de arco Norte ou Sul do Equador Celeste. Muitos astrólogos consideram as paralelas simbolicamente semelhantes às conjunções

Paralela de Latitude
Isto ocorre quando dois planetas estão no mesmo numero de graus de arco Norte ou Sul da Eclíptica

Parte da Fortuna (Pars Fortunae)
O ponto benéfico na Eclíptica que dista do Horizonte a leste a mesma distancia da Lua ao Sol. A Parte da Fortuna e seu dispositor são auxiliares em assuntos de finanças e para encontrar objetos perdidos. A formula é: Ascendente + Lua – Sol. Lilly usava esta fórmula para todos os mapas, mas existe também uma tradição de reverter a fórmula para mapas noturnos, quando o Sol está abaixo do horizonte, PF = ASC + Sol – Lua ( em mapas noturnos). Quando o nativo nasceu na Lua Nova, a Parte da Fortuna está conjunta ao Ascendente. Ptolomeu diz ( Edição Loeb, pag 276-277) "qualquer que seja a relação e o aspecto que o Sol tenha no horóscopo (Ascendente), a Lua também levará à Parte da Fortuna, e ela será como um horóscopo (Ascendente) lunar". Jacobson acha, mas eu discordo, que se a Lua está em paralelo à Roda da Fortuna, ela não está fora de curso. Pela mesma lógica, se a Lua está paralela ao Ascendente ela não deveria estar fora de curso; mas Jacobson não tece nenhum comentário a respeito dos aspectos lunares ao Ascendente
Perfeição
Quando um aspecto aplicativo entre dois planetas torna-se exato, diz-se que este aspecto "alcançou a perfeição". Se o aspecto que significa um assunto pode ser levado à perfeição sem impedimento, então o assunto pode chegar a termo ou "levado à perfeição". De acordo com Lilly (CA, pag 124-128), os antigos descreviam muitas maneiras "de saber se uma coisa inquirida seria levada à perfeição, sim ou não". Estas incluem:
  1. Pelos significadores "acelerando rumo a conjunção"
  2. Pelos principais significadores aplicando "por aspecto de sextil ou trígono para além das boas casas onde eles estão essencialmente bem dignificados..."
  3. "quando os significadores aplicam por aspecto quadrado, onde cada planeta tem dignidade nos graus onde estão e aplicam-se nas casas boas e apropriadas..."
  4. às vezes por oposição "quando há recepção mútua por Casa, e além das casas amigáveis e a Lua está separando-se do Significador da coisa perguntada e aplicando-se presentemente ao Senhor do Ascendente"...
  5. por Translação de Luz
  6. por Agregação [NT: do inglês "Collection"] de Luz
  7. "pela ocupação [NT: domicilio] dos Planetas nas casas, por exemplo, quando o Significador da coisa inquirida está casualmente posicionado no Ascendente... e "quando a Lua, além de ocupar a casa, transfere a luz do Significador da coisa desejada ao senhor do Ascendente..."
Pesado
De grande peso. Diz-se que um planeta é pesado quando está se movendo lentamente. O mais lento de dois planetas é mais o pesado do que o mais rápido. O planeta mais pesado recebe um aspecto, o mais leve (mais rápido) envia um. Ver Ordem Caldaica dos Planetas

Poder dos aspectos
Em astrologia tradicional, a conjunção é mais poderosa, seguida em ordem decrescente de poder pela oposição, quadrado direito, quadrado esquerdo, trígono direito, trígono esquerdo, sextil direito, sextil esquerdo

Ponto Solsticial
O mesmo que Antíscia ou Antíscio

Posicionamento
Carol Wiggers divide as perguntas horárias em dois tipos: "horárias de perfeição" e "horárias de posicionamento"
Horárias de perfeição requerem um aspecto aplicativo importante entre significadores para responder à pergunta. Horárias de posicionamento dependem da posição de casa dos significadores para responder a pergunta. Por exemplo, ao responder perguntas a respeito de objetos perdidos, dependemos da posição da casa e do signo dos significadores para descrever a localização do item perdido. Lilly usou "posicionamento" para relatar a um interrogante sobre "qual a parte do mundo ... ele melhor faria indo ali viver"(CA, pag 137). Lilly respondeu: "O Senhor do Ascendente é o Sol, o qual está perto da cúspide da 9a casa (significando longas viagens) o signo ali dentro é mutável; eu sugeri que ele estava decidindo-se repentinamente por uma estadia ao sudeste e àquelas partes do mundo que ficam a sudeste de Londres.." Veja também Habitando nas Casas

Precessão dos Equinócios
O movimento "para trás" do equinócio vernal, que marca o 0o Aries, contra o fundo das estrelas fixas. Um ciclo completo demora cerca de 25.800 anos. As forças gravitacionais do Sol, Lua e dos planetas na Terra causam um movimento em direção oeste na intercessão dos planos do Equador e da Eclíptica em uma taxa de cerca de 50.23 segundos de arco por ano

Prima Vertical
O grande circulo vertical Leste-Oeste, cujo plano é perpendicular ao plano do meridiano e que passa através do Ponto Leste (East Point) , do Zênite, do Ponto Oeste e do Nadir de uma determinada localidade. Um observador que está de pé e olhando para o sul estaria no plano da prima vertical

Proibição
A proibição ocorre quando um significador está se aplicando em um aspecto importante com outro, simbolizando a perfeição do assunto, mas um terceiro planeta aspecta um dos significadores antes que eles possam aspectar-se um ao outro. O terceiro planeta causa um Corte de Luz que proíbe o aspecto aplicativo entre os significadores de chegar à perfeição do assunto. Ver Contrariedade dos Planetas
Aplicação prática da Astrologia, orientando as pessoas sobre potencialidades, dificuldades, facilidades e crises pelas quais poderá passar. As técnicas de previsão usuais são: progressões secundárias, trânsitos, direções primárias, revolução solar, dentre outras. Essas técnicas não estão ligadas à adivinhação e magia, sendo realizadas através de cálculos matemáticos e utilização de efemérides e outras tábuas.
Progressões Secundárias. Técnica de previsão astrológica bastante utilizada pelos astrólogos, adotando a base de 1 dia = 1 ano. São feitas as progressões de ascendente, Meio do Céu, Sol e Lua, indicando períodos e fases importantes na vida da pessoa.
Plutão
Planeta descoberto em 1930. Em 2007 reclasificado para "planeta anão". Rege o signo de Escorpião.
ASTRONOMIA:
Localização - É o último planeta do Sistema Solar. Foi descoberto em 1930 por C. V. Tombaugh, segundo cálculos de Percival Lowell, numa altura em que a Europa caminhava para a mais devastadora das guerras. A psicanálise e a ENERGIA atômica, com a proliferação dos arsenais nucleares, assumiam posição de destaque.
Diâmetro - 6.300 Km.
Período de rotação - cerca de 6 dias.
Período de translação - Cerca de 248 anos (entre 12 e 30 anos em cada Signo).
Satélites - Caronte.
Distância média ao Sol - 6.084 milhões de Km.
Velocidade na órbita - 16.920 Km/h.
MITOLOGIA:
Equivalente ao grego Hades. Quando o Universo foi repartido, este irmão de Júpiter e Netuno, adquiriu o governo do Mundo Subterrâneo e o domínio sobre o Reino dos Mortos. Significativamente, era também o Deus da Riqueza e dos metais preciosos, ocultos no interior da Terra. Tinha um elmo que o tornava invisível, e raramente abandonava o seu reino de escuridão para visitar o Olimpo, ou a Terra. De resto, a sua presença não era bem recebida! Desapiedado e inexorável, mas justo, era um deus terrível - mas não um deus do Mal. O caminho até ao seu reino levava à confluência dos rios da Angústia (Aqueronte) e das Lamentações (Cocito). Aí estava Caronte, que transportava na sua barca as ALMAS para a outra margem (desde que mostrassem uma moeda entre os dentes), onde se erguiam as portas do Tártaro, guardadas por Cérbero, o cão de três cabeças e cauda de dragão, que permitia a entrada de todas as Almas mas não deixava sair nenhuma! No panteão olímpico, ele era a única divindade cuja palavra, uma vez dada, não podia ser alterada ou revogada pelos outros Deuses (Zeus, incluído!) e, muito menos, pelos mortais. 
ASTROLOGIA
Regência/Exílio - Escorpião/Touro.
Exaltação/Queda - Sagitário/Gêmeos.
Regência Esotérica - Peixes.
Palavra-chave - Transformação.
Período de retrogradação - Cerca de 5 meses por ano.
Glifo - A cruz da matéria suportando a meia-lua da ALMA e o círculo do Espírito.
OUTRAS REGÊNCIAS:
Reino mineral - Plutônio.
Corpo humano - Órgãos sexuais.
E ainda - Morte, grutas, minas, subterrâneos, "inferno", segredos, mistérios, crime, petróleo, bactérias e vírus, esgotos, charcos, pântanos, fobias e ditaduras.
Diz-se que Plutão é a oitava superior de Marte, ou seja, representa a mesma vibração, mas mais refinada: - Marte é como a lâmpada que dispersa a luz, ao passo que Plutão concentra-a num raio laser. Não admira, pois, que represente o uso da força de vontade concentrada, dirigida para o poder e para a transcendência da forma. Porque lida com o ferro-velho psíquico, a sua função é promover a depuração, fazendo a pessoa entrar em "fervura" para que a "espuma" resultante da "ebulição" possa aparecer à superfície e ser reconhecida. Portanto, representa a nossa vontade interior de liquidar ou transformar os fatores INCONSCIENTES, de modo a sermos capazes de assimilá-los e integrá-los, criando assim um equilíbrio entre o Consciente e o Inconsciente.
É o indicador do direcionamento dos desejos compulsivos e de como operam os processos de transformação radical. São típicas de Plutão as tendências neuróticas, as drásticas e vulcânicas explosões profundamente emocionais (ciúme e vingança), bem como o risco da psique ser subjugada por perturbações inconscientes. Faz convites irrecusáveis para que perfuremos os mecanismos psíquicos, o que, por vezes, conduz à autodestruição. Num patamar mais apurado, o conceito de "MORTE" é entendido como passo imprescindível para a ocorrência do renascimento. Porém, sobre esta questão de tudo acabar com o último suspiro, resta ainda muita dúvida e confusão entre os humanos. Por isso, nada melhor do que perguntar ao ANJO Veuliah, um dos seis anjos de Escorpião, o que é mais aconselhável:
"Enfrenta a escuridão do Portal que abre para o Homem Novo, sabendo que, sem perdão, viverás triste.
E a morte? Sempre é verdade que não existe? Tudo se solta e volta ao Ovo?
Sempre que duvidares, lembra-te da velha norma: - "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!"


Ponto Médio
É o grau a meio caminho entre dois planetas. Se outro planeta se encontra nesse grau intermédio, assume uma significação considerável pois, de algum modo, poderá contribuir para "fazer a ponte" entre essas duas vibrações.

Previsão
Trata-se da pesquisa astrológica da tônica essencial dos tempos vindouros com base nos Trânsitos, nas Progressões e outras técnicas. Evidentemente, não deve confundir-se previsão com predição, na medida em que a previsão lida com tendências, condicionantes e probabilidades, deixando claro que deve ser dada inteira disponibilidade ao livre-arbítrio do cliente. A predição, como foi dito no verbete anterior, poderá profetizar, com base na capacidade de premonição, algumas cenas do "filme" do FUTURO - o que nada tem a ver com a Astrologia! Escusado será referir o perigo que isto encerra.
Para que uma previsão seja correta, há que dispor das seguintes condições:
  1. Conhecer com exatidão a hora de nascimento do cliente, o que acontece raramente.
  2. Conhecer profundamente a pessoa que pede a previsão, bem como as condições do seu passado, a fim de determinar quais são os seus padrões de resposta inconscientes.
Verificadas estas premissas, o estudo dos Trânsitos e das Progressões permitirá ao astrólogo calcular as datas em que a ENERGIA planetária atuará na sua máxima potência.

Progressões
Também chamadas Direções. Podem ser primárias, secundárias (as mais utilizadas), simbólicas, de arco solar, etc. Trata-se de uma convenção que não tem nada de "real" como os Trânsitos, onde, de fato, um planeta passa por um determinado ponto do Zodíaco. Nas Progressões secundárias (1 ano = 1 dia), o Mapa do dia de nascimento vale para o primeiro ano de vida e, à data do primeiro aniversário, levanta-se um outro Mapa para o dia seguinte ao nascimento, mantendo a hora e as coordenadas natais. Esses Mapas, levantados todos os anos, como que desdobram o Mapa Natal, refletindo o crescimento evolutivo da pessoa. Digamos que é a "pressão" interior fazendo força na mola do desenvolvimento interno, enquanto que nos Trânsitos, essa "pressão" dos planetas, é recebida de fora para dentro. Assim, as Progressões referem-se às transformações do ritmo do próprio Eu, ao passo que os Trânsitos dizem respeito ao impacto do meio ambiente, como um todo, sobre o Eu.
Nas Progressões simbólicas, a relação é 1 ano = 1 grau. Portanto, se um planeta está a 15° de outro, os 15 anos da pessoa são importantes no que toca ao relacionamento da natureza dos planetas envolvidos.
Nas Progressões por arco solar, à Longitude natal de um planeta acrescenta-se a distância que o Sol andou desde que a pessoa nasceu. Existe uma pequena diferença entre as Progressões de arco solar e as Progressões simbólicas, porque, de fato, o Sol não de desloca 1° exato por ano, mas sim, em média, 56' de grau. Por exemplo, tomemos uma pessoa de 45 anos, com o Sol natal a 1° de Gêmeos. Nessa idade, o Sol em Progressão simbólica (1 ano = 1°) estará 45° mais à frente, ou seja, a 15° de Câncer. Porém, em Progressão de arco solar, "ainda" estará a 13° 45'. Esta diferença, "acumulada" ao longo desses 45 anos (quase 2°, portanto, quase 2 anos), vai estabelecer uma variação considerável entre o ponto onde cai o Sol num e noutro método, o que é decisivo na previsão de uma época fundamental da vida no nativo. Na sua prática com os clientes, o astrólogo deve escolher o sistema que achar mais funcional, com o qual mais se identifica, ou tentar integrar ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário