B C

B

Benéfico
Os planetas e aspectos são classificados em benéficos ou maléficos segundo critérios dos astrólogos antigos, tendo em conta a avaliação de sua energia na vida na Terra. Os planetas benéficos são Júpiter, associado à fortuna e à expansão, e Vênus, associado ao amor e à beleza. Os aspectos benéficos são o sextil e o trígono.


C

Cabeça do Dragão
Nome dado ao Nodo Lunar Norte (veja o verbete Nodos Lunares)

Carma
É o que se pode classificar como o destino de uma pessoa. Determina as experiências pelas quais terá que passar. A Astrologia Cármica pode ajudar a identificar o carma de um indivíduo e orientar no sentido de resgatá-lo ou compreendê-lo.

Casas Terrestres
O céu de nascimento de uma pessoa é dividido em 12 setores análogos aos signos zodiacais, correspondendo cada um deles a uma área de nossa vida, mostrando como administramos e enfocamos cada um desses assuntos, de acordo com os signos e planetas que se encontrarem em sua região. São elas que vão determinar a maneira como nos mostramos para o mundo e a influência que os fatores externos exercem sobre nós.
  • A Casa 1, que é a casa do ascendente, indicando como nos mostramos ao mundo e como nosso comportamento no exterior, bem como o corpo físico.
  • A Casa 2 mostra nossa relação com os bens materiais, como ganhamos e como gastamos nossos recursos.
  • A Casa 3 mostra como nos comunicamos e aprendemos, nossos estudos básicos, pequenas viagens e relação com parentes e irmãos.
  • A Casa 4 nos fornece dados sobre a família, nossos pais, principalmente sobre a mãe, nosso patrimônio e como nos encontraremos a partir da segunda metade da vida.
  • A Casa 5 é um setor onde se define nossa criatividade, nosso lazer, romances e relação com eles e nossos filhos.
  • A Casa 6 mostra nosso ambiente de trabalho, nossas obrigações, rotina diária e doenças a que estamos sujeitos.
  • A Casa 7 nos fala de nossas parcerias, casamento, contratos e sociedades, bem como nossa relação com o meio social.
  • A Casa 8 é um setor que fala sobre as transformações, sexualidade, gênero de morte e de tudo que se relaciona com o oculto.
  • A Casa 9 é a casa da filosofia, da fé e da religião, bem como dos estudos superiores e viagens longas.
  • A Casa 10 nos mostra nossos objetivos de vida, status, carreira e profissão, bem como relação com superiores, autoridades, vida pública e relação com o pai, eventualmente com a mãe.
  • A Casa 11 é o setor que relata sobre nossos amigos e grupos de afinidade, ideais de vida e esperanças e projetos para o futuro.
  • A Casa 12 representa a espiritualidade, os carmas, nossas dificuldades e nossa missão, bem como doenças mais graves, mundos paralelos e multidimensionais.
Quais os assuntos possíveis de serem pesquisados no Mapa Astral?
Todos os assuntos da vida, organizados em 12 casas ou setores.
setores:
  • 1) Corpo físico, personalidade, comportamento do dia a dia.
  • 2) Finanças, perdas e ganhos, posses.
  • 3) Sua comunicação, viagens curtas, irmãos mais novos, vizinhança, estudos objetivos.
  • 4) Estilo da sua casa, família, lar, progenitores, infância, velhice, fazendas, minas, estrutura da personalidade vindas da família.
  • 5) Criatividade, filhos, sexualidade, namoros, prazeres, diversões, teatro, cinema, jogos de azar.
  • 6) Seu trabalho, órgãos sensíveis de forma crônica, inquilinos, trabalhos voluntários.
  • 7) Cônjuge, sócios, clientes, inimigos conhecidos, oponentes, sobrinhos, segundo filho, o inverso ou complemento da sua personalidade.
  • 8) Finanças do cônjuge, transformações físicas, psíquicas e espirituais.
  • 9) Viagens longas, estudos superiores, países de interesse, cunhados, advogados, publicações, seguros, comunicação dos outros e do cônjuge ou sócio, filosofia, religião leis.
  • 10) Profissão, crescimento e sucesso profissional, os juizes, a sociedade, chefes na área profissional, família do cônjuge ou das pessoas regidas pela sétima casa.
  • 11) Amigos, ideais de vida, clubes fechados, finanças profissionais.
  • 12) Inimigos ocultos, os desconhecidos, os raptores, as prisões, os hospitais, órgãos sensíveis de forma crônica.
Nota: As casas astrológicas dão uma grande abrangência à astrologia, pois se cada casa rege uma pessoa (pai, mãe, irmão, esposa, tio, avô, amigos), estas pessoas terão no mesmo mapa, as 12 casas astrológicas assim como o dono do mapa, bastando para isso o astrólogo usar determinadas técnicas de leitura.

Cauda do Dragão
Nome dado ao Nodo Lunar Sul (veja o verbete Nodos Lunares)

Ceres
Ceres é um pequeno asteroide de 1.700 km de diâmetro, descoberto em 1801. Gravita entre as órbitas de Marte e Júpiter, junto a outros 4.500 asteroides. Sua influência sobre a personalidade humana ainda não está definida. Alguns Astrólogos, porém, acreditam que esteja relacionado ao pensamento lógico e matemático.

Ciclos Planetários
São períodos em que os planetas em movimento fazem aspectos, ou angulações, com a posição original deles em nosso mapa natal, sendo seu retorno, ou a volta à posição original, o mais marcante. Sempre marcam período importantes em nossa vida.

Cometas
Pequenos corpos celestes formados por poeira e gás, descrevem uma trajetória circular em torno do Sol. Os antigos acreditavam que a aparição de um cometa era presságio de catástrofes.

Constelações
Agrupamentos de estrelas. Os antigos, observando o céu, perceberam a influência que cada setor do céu enviava à Terra. Para marcar essa influência, eram criadas divindades e mitos. Unindo os pontos apresentados nestas constelações formavam desenhos com significados, sendo as mais importantes as constelações de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes, que formam as constelações zodiacais. (veja o verbete Zodíaco)

Coordenadas geográficas
Sistema de localização terrestre que adota linhas imaginárias a partir do Meridiano de Greenwich (longitude) e da linha do Equador (latitude). As coordenadas geográficas localizam as cidades, a partir da qual o astrólogo calcula as posições planetárias e desenha o céu visto naquela região, encontrando Ascendente e outras cúspides de casas.

Correntes da Astrologia
A Astrologia, assim como o conhecimento humano, passou por várias fases, tendo diversos enfoques de acordo com a época em que o homem despertava para outras teorias. Podemos dividir a Astrologia em: Astrologia Condicionalista (baseada na lógica dos acontecimentos e sua comprovação técnica e científica, recusando o aspecto mágico ou divinatório); a Astrologia da Cosmobiologia (a influência planetária sobre o ser humano e animais e vegetais); Astrologia Natal ou Genética (baseada no instante do nascimento de uma pessoa); Astrologia Humanista (associação entre a Astrologia e a Psicologia); Astrologia Tradicional ou Clássica (baseia-se exclusivamente nos estudos desenvolvidos até a Idade Média) e a Astrologia Espiritualista (que encontra nos astros explicações sobre a missão e o desenvolvimento espiritual do ser humano, na qual se encontram as correntes da Astrologia Cármica e a Astrologia Esotérica ou Transpessoal).

Cúspide
É linha que divide as Casas Terrestres em um mapa astrológico de nascimento de uma pessoa, determinando setores que comentam sobre várias atividades da vida humana. O Ascendente é a cúspide da Casa 1, mostrando nossa relação com o mundo exterior, assim como o Meio do Céu é a cúspide da Casa 10, que relata sobre nossa carreira, posição social e vida pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário